O Banco de Poupança e Crédito (BPC), vai desactivar até 31 de Outubro um total 140 mil cartões de débito multicaixa de clientes, cujo prazo de validade foi prorrogado em 2020, no cumprimento do Decreto Presidencial sobre o Estado de Emergência.
Em nota de imprensa, o BPC solicita aos titulares destes cartões a dirigirem-se a uma agência mais próxima para solicitar a emissão de novos cartões em substituição dos que serão desactivados.
O banco prevê ainda a reactivação do serviço “SMS Banking”, para consultas de saldo e movimento de conta, entre outros, através de um telemóvel. O serviço havia sido desactivado há pouco mais de dois anos, altura em que o sistema informático do banco sofreu ataques cibernéticos.
De acordo com a instituição, a reactivação do serviço vai ajudar a diminuir as enchentes que se verificam nos balcões dos bancos, com registos de um aglomerado de mais de 20 pessoas à espera de serem atendidas.
Resultados líquidos dos bancos cresceram 21% para 186,8 mil milhões Kz no I semestre
Os resultados líquidos dos 21 bancos comerciais que publicaram balancetes do II trimestre de 2022 cresceram 21% para 186,8 mil milhões Kz no I semestre, com BFA, BIC e BAI a liderarem os lucros, de acordo com cálculos do Expansão. BAI Micro Finanças, Prestígio e o “repetente” Banco Económico ainda não apresentaram contas do II trimestre.
O banco que mais perdeu activos foi o BPC (-589,2 mil milhões Kz), seguindo-se o BFA (-399,3 mil milhões Kz), o Millennium Atlântico (-346,0 mil milhões), o BIC (- -243,7 mil milhões) e o BAI (-229,8 mil milhões).
Expansão