0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Bureau Político do MPLA lamenta morte do Rei do Ndongo

Data:

O Bureau Político do Comité Central do MPLA manifestou-se, esta segunda-feira, consternado pela morte do Rei do Ndongo, Buba Nvula Ndala Mana, ocorrida no dia 8 de Setembro, por doença, em sua residência oficial, aos 101 anos.

Num comunicado, este órgão expressa que pela infausta ocorrência, poucos dias depois do Povo de Malanje ter perdido um outro insigne filho da Terra, o Bureau Político endereça à família, em particular, e ao Povo de Malanje, no geral, profundos sentimentos de pesar.

Natural do Ndongo, Regedoria de Ndala Mana, Comuna de Mbanje-a- Ngola, Município de Cahombo, o malogrado observou todo o percurso até ao mais alto trono.

Foi sobeta, soba Kissanga Mbande, no município de Massango, posteriormente Regedor de Mbanje a Mbingue, localidade de onde saiu para assumir a mais alta distinção da corte do Reino do Ndongo, com o título de Rei Ngola Kiluanje Kya Samba, desde 1993, com residência fixa no sector de Cabombo, (Corte Real dos Ngolas), Município de Marimba.

O seu reinado, de cerca de três décadas, ficou marcado pela qualidade de ser aberto ao diálogo, ao ponto de ter suprimido certos rituais tradicionais.

O BP considera o malogrado “acérrimo” defensor da educação dos jovens e de outros valores dos seus povos e, por isso, manteve vários encontros com os órgãos de decisão política do país, visando a busca de soluções para a melhoria das condições sócio-económica da região, que dirigiu com assinalável sentido de humanismo e defesa dos valores sagrados do Reino.

A morte do Soberano Rei do Ndongo, descendente de Njinga Mbandi, representa a perda de uma parte da memória colectiva social e cultural de Angola, pelo que a sua memória deve ser eternizada nos relatos da angolanidade.

Resignado, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, inclina-se perante a memória do malogrado, manifestando votos de eterno descanso.

ANGOP

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

LinkedIn como canal de vendas: 7 tipos de publicações que convertem seguidores em clientes pagantes

As publicações no LinkedIn podem ser mais do que...

Kagame exonera primeiro-ministro e reestrutura todo governo

O Presidente ruandês, Paul Kagame, exonerou esta quarta-feira o...

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...