Cidadãos de Cabo Verde titulares de passaportes ordinários que queiram viajar para Angola estarão, brevemente, isentos de apresentar vistos às autoridades migratórias.
Disse recentemente, em Luanda, o ministro dos Negócios Estrangeiros e das Co-munidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, durante uma conferência de imprensa de balanço à sua visita de trabalho de quatro dias à capital angolana.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana, que foi recebido na manhã de ontem pelo Presidente da República, João Lourenço, disse ter recebido garantias do homólogo angolano, Manuel Augusto, de que o Chefe de Estado angolano vai assinar um decreto em que autoriza a supressão de vistos nos passaportes ordinários de cidadãos cabo-verdianos, à semelhança do que já acontece com os angolanos que queiram visitar Cabo Verde.
Luís Filipe Tavares considerou isso “um ganho muito importante”, bem como “um gesto de amizade e de solidariedade muito grande”.
Segundo ele, os cabo-verdianos já podem dizer ‘conseguimos trabalhar bem com as autoridades angolanas’.
Luís Filipe Tavares, que acumula igualmente a pasta de ministro da Defesa de Cabo Verde, referiu-se igualmente às conversações havidas ontem entre as delegações das diplomacias dos dois países, na sede do Ministério das Relações Exteriores de Angola.
Segundo o ministro cabo-verdiano, as conversações que abarcaram vários assuntos, como a retoma dos voos entre Angola e Cabo Verde, a cooperação técnico-empre-
sarial na área da administração territorial, na reforma do Estado e nas tecnologias de informação e comunicação, agricultura e turismo, vão contribuir para o reforço da cooperação e da amizade entre os dois países.
Luís Filipe Tavares admitiu que o turismo é uma área prioritária na cooperação entre Angola e Cabo Verde, mas deixou claro que os dois países vão trabalhar para desenvolver todas as áreas possíveis.