Governo norte-americano avança que além da adesão aos Acordos Artemis, Angola aderiu também à “Parceria para a Cooperação Atlântica”.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, felicitou, Quinta-feira última, o seu homólogo angolano, João Lourenço, pela assinatura dos Acordos Artemis, da NASA, que estabelecem uma série de regras para a exploração lunar, anunciou Sexta-feira, 01 de Dezembro, a Casa Branca.
Joe Biden, recebeu no dia 30 de Novembro o Presidente angolano, em Washington, com quem discutiu as áreas de cooperação futuras e os desafios regionais e globais.
Os líderes comprometeram-se a aumentar a parceria em questões que “definem o futuro partilhado” de ambos os países, incluindo o “fortalecimento da democracia, a produção e exportação de energia e a cooperação espacial”, de acordo com um comunicado divulgado pelo Governo norte-americano logo após o encontro.
Segundo o documento, além da adesão aos Acordos Artemis, que promove uma visão comum da exploração espacial “para o benefício de toda a humanidade”, Angola aderiu também à “Parceria para a Cooperação Atlântica”.
Os dois chefes de Estado saudaram ainda o lançamento de um Diálogo de Segurança Energética EUA-Angola em 2024, centrado no “fornecimento seguro e estável de energia e em laços comerciais mais profundos”, enquanto abordaram objectivos climáticos partilhados.
Na reunião, que durou menos de uma hora, diz a Lusa, Joe Biden e João Lourenço discutiram igualmente o investimento económico dos EUA em Angola, nomeadamente através da emblemática Parceria para Infra-estruturas e Investimentos Globais (PGI) no Corredor do Lobito, que ligará Angola, a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados globais.
forbes