Cidadãos da província do Bengo consideraram hoje, em Caxito, o dia 23 de Março, uma data importante e de justa homenagem ao sacrifício consentido por milhares de angolanos na luta contra a invasão do regime segregacionista sul-africano, na Batalha do Cuito Cuanavale.
Em declarações à ANGOP, a propósito da efeméride que marca o Dia da Libertação da África Austral, alguns cidadãos sublinharam que o dia deve servir de reflexão para que os erros cometidos no passado não voltem a acontecer.
O funcionário público, Londres Baptista, referiu que a data é importante para os africanos da região Austral, principalmente para os angolanos, pois permitiu ajudar a libertar a Namíbia e dar fim ao Apartheid.
Miguel Dias dos Santos, antigo combatente, destacou a importância da data e pediu às entidades competentes para valorizarem mais os antigos combatentes, não só os da batalha do Cuito Cuanavale, mas todos os que se sacrificarem em prol da libertação do país e do continente.
Quanto aos jovens, estes pediram maior divulgação da efeméride para poderem valorizar os feitos dos antigos combatentes na batalha do Cuíto Cuanavale.
Erménio Domingos, estudante, afirmou que poucas vezes ouviu falar da data, por isso, solicitou às autoridades competentes o reforço das acções de divulgação para que a nova geração saiba valorizar todos os que deram a vida para libertar o povo vizinho da Namíbia.
Domingas José Manuel, também estudante, sublinhou que as novas gerações devem conhecer melhor a história da Batalha do Cuito Cuanavale que acelerou a independência da Namíbia e que trouxe a paz no continente.
O jovem Joaquim António, referiu que o heroísmo demostrado pelos combatentes angolanos nesta batalha requer maior atenção e reconhecimento das entidades competentes.
Na província do Bengo a efeméride será marcada com a realização de uma palestra sobre a “Integração Regional da África Austral, Honramos os Combatentes do Cuito Cuanavale” a decorrer no município do Nambuangongo, 110 quilómetros da cidade de Caxito.
A Assembleia Nacional aprovou, em 2018, o dia 23 de Março como o Dia da Libertação da Região Austral do continente.
A Batalha do Cuíto Cuanavale foi o maior confronto militar da Guerra Civil Angolana, ocorrido entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988.
A batalha teve lugar no sul de Angola, na região do Cuíto Cuanavale, província de Cuando-Cubango, onde se confrontaram os exércitos de Angola (FAPLA) e Cuba (FAR) contra a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) e o exército sul-africano.
ANGOP