Horas antes de Robert Mugabe renunciar ao cargo de Presidente do Zimbabwe, era realizada em Luanda uma cimeira extraordinária da Troika do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com as presenças dos Presidentes de Angola, João Lourenço, Jacob Zuma (África do Sul), Edgar Lungo (Zâmbia).
Do encontro ficou decidido o envio de uma missão de urgência da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) integrada pelos Presidentes de Angola, João Lourenço, e da África do Sul, Jacob Zuma, para avaliar a situação no terreno e buscar mecanismos para solucionar a crise instalada com as contestações em torno da liderança do Chefe de Estado do Zimbabwe, Robert Mugabe, e pressões para a sua renúncia.
A missão, no entanto, acabaria por ser cancelada em função da mudança do quadro, com a renuncia de Mugabe.
Num breve comunicado, após a reunião de cerca de uma hora, os participantes felicitaram o Presidente angolano, João Lourenço, na qualidade de líder do órgão, por ter acolhido o evento.
Ao anteceder à reunião, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o seu homólogo sul-africano, Jacob Zuma (que é o presidente em exercício da SADC) mantiveram um encontro de concertação de cerca de 30 minutos.
A Cimeira da Troika + 1 é composta pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, na qualidade de presidente do Órgão da SADC para área de Cooperação Politica, Defesa e Segurança, o Presidente da Zâmbia, Edgar Lungo, e o Presidente da Tanzânia, John Magufuli, representado na cimeira pelo ministro das Relações Exteriores, Augustinho Maínga.