0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Cláudio Pinheiro assume (também) o cargo de PCA da Mundial Seguros

Data:

Junta esta nomeação aos cargos de PCA do Banco de Poupança e Crédito (BPC) e de PCA da Sociedade Gestora de Fundos de Pensões Fénix.

A Mundial Seguros (AMUSE) tem um novo conselho de administração presidido por Cláudio Pinheiro apoiado por Walter Bravo e Serafim Xabanda, ambos nomeados administradores executivos da seguradora. Ele é actualmente também o PCA do Banco de Poupança e Crédito (BPC), PCA da Sociedade Gestora de Fundos de Pensões Fénix e membro do Conselho Económico e Social (CES).

Walter Bravo foi director de supervisão da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG) e Serafim Xabanda foi director informático do BPC, antes de ocuparem este novo cargo.

A lei das sociedades comerciais não coloca nenhum impedimento à ocupação do cargo de PCA do Banco BPC e da seguradora, mas consultores do mercado apontam que não é a melhor solução em função das complexidades dos processos de cada instituição financeira.

” A lei permite que aconteça porque os conflitos de interesse não são directos, porém indirecto. Todavia essa admissibilidade é para aquelas situações em que dentro dos órgãos sociais a figura do PCE é que vai conduzir, do ponto de vista material, os destinos da sociedade comercial”, explica Gabriel Canguenza, especialista em seguros. Entende que se existisse a figura do presidente do Conselho Executivo fazia mais sentido, por uma questão de transparência e para evitar outros conflitos.

Para Rodrigo Muenho, consultor de seguros, a lei até pode permitir, mas por uma questão de transparência, numa altura que o PCA ocupa mais de duas funções em instituições diferentes, seria melhor se existisse dentro do órgão social a figura de PCE, porque este é que gere e o PCA participa, simplesmente, do conselho já preparado.

A actual administração da Mundial Seguros substituiu a anterior que era presidida por António Bartelo e tinha Pascoal Diogo e Manuel Segunda como administradores executivos. Tinha entrado em funções em Agosto de 2020 e previsão para terminar o mandato em Agosto deste ano, mas que não chegou ao fim por decisão dos accionistas da seguradora, cujo BPC é o accionista maioritário com 70% dos direitos de voto.

A seguradora tinha apresentado em 2020 passivos superiores (13.483 milhões Kz) aos activos (10.554 milhões Kz), colocando assim a instituição em situação de falência técnica. Em 2021 apresentou um resultado líquido negativo de 560 milhões Kz.

Apesar de ainda não ter publicado os resultados de 2022, a seguradora deu um salto enorme, passando de 13ª maior operadora do mercado em 2021 para 5ª maior no final de 2022, de acordo com os dados do regulador do mercado.

Expansão

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...