João Lourenço anuncia preparativos para funeral de estado mas Tchizé dos Santos bloqueia trasladação do corpo.
O Presidente da República, João Lourenço, criou nesta sexta-feira, uma comissão para organização das exéquias do antigo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, mas tudo indica que se avizinha uma batalha pelo funeral do antigo presidente.
Isto porque Tchizé dos Santos, uma das filhas do antigo presidente, solicitou judicialmente em Barcelona que o corpo do pai seja preservado e não transladado até à realização de uma autópsia.
Tchizé dos Santos foi por outro lado citada por meios de informação portugueses como tendo dito que o seu pai não queria que o seu corpo fosse trasladado para ser enterrado em Angola.
A companhia de advogados dessa filha de Eduardo dos Santos confirmou que foi pedido ao centro médico onde ele morreu que não seja entregue o corpo de Eduardo dos Santos “até que seja realizada a autópsia atempada, receando que possa ser transferido para Angola”.
Tchizé dos Santos havia anteriormente apresentado uma queixa na policia de Barcelona pedindo uma investigação ao que indicou ter suspeitas de “homicídio, incapacidade de exercer um dever de cuidado, ferimentos resultantes de negligência grosseira e revelação de segredos por pessoas próximas dele”.
Por outro lado, em Luanda, o presidente João Lourenço anunciou que a comissão responsável pela organizaçao do funeral de Eduardo dos Santos é coordenada pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, e integra o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Adão de Almeida, bem como o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.
Fazem, igualmente, parte da Comissão os ministros da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, do Interior, Eugénio Laborinho, da Administração do Território, Marcy Lopes e o das Relações Exteriores, Téte António.
A Comissão também é integrada pelos ministros da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem e das Finanças, Vera Daves.
O chefe de estado angolano disse tambem que toda a família de José Eduardo dos Santos poderá regressar a Angola para participar no funeral do antigo presidente. João Lourenço respondia a perguntas de jornalistas sobre especulações que as filhas do antigo presidente não poderão deslocar-se a Angola para as exéquias do pai.
Exército colocado em estado de prontidão de combate
Enquanto isso o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas, general de exército Hino de Sousa ordenou a todas as unidade militares e ramos das forças armadas a observância do grau de “Prontidão combativa Completa”, até ao dia dez de Julho de 2022.
Fonte: VOA