BASTA QUE SE INSCREVA COM O SEU EMAIL E NOME PARA DESBLOQUEAR O CONTEÚDO!
A criação de uma loja online há alguns anos atrás era uma tarefa extremamente complexa. Uma tarefa estressante e apenas especialistas passavam ao de cimo.
Criar produtos, páginas de produtos e uma sequência de checkout não era nada uma tarefa fácil. Tinhas que se preocupar com os gateways de pagamento para aceitar o pagamento. Envio. E não se esqueça dos impostos!
Felizmente, isso mudou nos últimos anos e nunca foi tão fácil colocar a tua primeira loja online em funcionamento.
Nesta viagem, o Brad Smith redactor da ENVATO não vai te mostrar apenas como iniciar a tua própria loja online mas também vai te ensinar a vender online em menos de um dia.
Vamos a isso.
1. Primeiros passos: Primeira pesquisa de demanda de mercado e adequação do produto
Normalmente, existem duas maneiras de começar a vender produtos online.
A primeira é começar com a sua ideia inicial ou produto. Provavelmente, você já sabe o que quer vender e o objetivo é descobrir (a) onde está seu público e (b) como vender para eles online.
A outra é fazer engenharia reversa do processo. Nesse caso, você começa com um nicho lucrativo primeiro e depois volta para encontrar o produto certo para vender. Embora obviamente menos comum, ainda é um bom exercício se você estiver a tentar avaliar a possível demanda antes de investir muito tempo e dinheiro num produto não validado.
Etapa 1. Medir a demanda do mercado
A melhor coisa sobre os negócios online é que tu podes testar antes de afundar dinheiro no desconhecido.
Isso significa que podes ver se já existem compradores primeiro, e talvez gastes pouco menos do equivalente em kwanzas em US$ 100 nos anúncios, antes de investir 10 vezes mais na criação de novos produtos.
Uma das maneiras mais simples é verificar o Google Trends . Aqui tu podes pesquisar por tipos específicos de produtos para ver como eles foram cobertos ou quantas pessoas o procuraram nos últimos meses ou anos.
Se estavas a pensar em vender cerveja sem glúten, por exemplo, pode ver como a sua popularidade aumentou ao longo do tempo ou pesquisar os dados anualmente para procurar tendências.

Poderás também ver onde esse interessante crescimento regional está a acontecer, o que é importante caso tenhas necessidade de enviar produtos físicos ou mercadorias. Como o Google Trends indica, vemos que a cerveja sem glúten não é apenas popular nos EUA, mas também na Austrália.

O SEMrush é outra óptima ferramenta de pesquisa, e o pode ajudar a determinar rapidamente qual é o volume geral de pesquisa orgânica (SEO) e se há concorrência do Google Ads ou não.

- Pesquisa Orgânica: Qual é o volume total (ou interesse e demanda) nesta frase-chave?
- Pesquisa paga: as pessoas estão a fazer lances para essa frase e qual é o CPC estimado até agora?
- Tendência : esta frase-chave tende a crescer ou a decrescer?
Ao contrário da crença popular, nenhuma publicidade e nenhuma competição de SEO (ou seja, o sinal de nenhum cliente) é um sinal muito ruim. Isso significa que não há mercado também.
No entanto, você obviamente também não gostaria de entrar no fundo do poço, tentando superar alguns dos mercados mais competitivos (e caros).
Para recursos adicionais de planeamento de negócios, não procure mais, nossos Guias de Aprendizado de Micronegócios Online .
Etapa 2. Encontre produtos pré-fabricados
Se ainda não tiveres a certeza que produtos gostaria de começar a vender (ou investir na criação de), comece a navegar numa grande rede de afiliados que já está repleta de centenas a milhares deles.
ClickBank , ShareASale e CJ (anteriormente Commission Junction) são três das maiores redes de afiliados com toneladas de produtos prontamente disponíveis.

Muitos outros grandes sites que vendem seus próprios produtos também terão suas próprias redes de afiliados. Por exemplo, Bodybuilding.com é conhecido principalmente por todo o seu excelente conteúdo de fitness.
No entanto, eles ganham dinheiro principalmente com vendas de suplementos. Podes te tornar um afiliado rapidamente e aceder a grande rede de produtos confiáveis. Esses links geralmente estão no rodapé do site se tiverem um programa.

A melhor parte das redes de afiliados é que muito do trabalho duro já está resolvido. Os produtos são comprovados. Os métodos de checkout e envio são confiáveis (e manipulados por outra pessoa). Só precisas de ajudar a vendêr o produto (e recebes uma parte da receita pelo seu problema).
Outra opção nascente, mas crescente, inclui produtos que usam o Amazon Fulfillment . Alguns retalhistas eletrónicos experientes estão a virar as baterias para este recurso como uma solução simples e completa para vender produtos para as massas, sem ter que lidar com muitas dores de cabeça relacionadas ao envio para todo o país (ou mundo).
2. Configure sua primeira loja online corretamente
Configurar uma loja online costumava ser difícil. Já não é mais. Veja como ter sua primeira loja online a funcionar num espaço de tempo curto. Tens três opções principais ao configurar uma loja de comércio eletrónico online.
O padrão da indústria. As mais opções de personalização para os maiores sites. No entanto, também én de longe o menos amigável .
Temos uma infinidade de temas Magento disponíveis prontos para personalização. Embora, se você não for técnico, talvez precise de ajuda para configurá-lo e personalizá-lo ao seu gosto.
Por exemplo, Porto é um tema contemporâneo do Magento que vem com 18 estilos de página inicial diferentes. É um dos temas mais bem avaliados disponíveis no Envato Market, com mais de 629 avaliações e mais de 6.000 vendas

Opção 2: WordPress (WooCommerce)
O WordPress oferece uma boa mistura de flexibilidade personalizada e facilidade de uso. Uma opção decente no meio do caminho, se ambos forem importantes. O WooCommerce alimenta a grande maioria dos sites de comércio eletrônico do WordPress.
Confira nosso mercado de temas habilitados para WooCommerce para obter rapidamente algo que pareça bonito. Ou navegue pela nossa vitrine de temas, aprenda como configurar um novo tema e explore nosso curso sobre os conceitos básicos de como trabalhar com WooCommerce :
Savoy é uma vitrine moderna e minimalista com WooCommerce que apresenta uma bela pesquisa de produtos com tecnologia AJAX.

Opção 3: Shopify
O mais amigável de longe. Perfeito para sites menores ou relativamente simples. Suas lojas vêm ‘pré-construídas’ com muitas opções úteis, como Shopify Payments , para que não precises se preocupar em configurar uma opção de terceiros.
Embora Shopify normalmente ofereça menos personalizações das três opções, você ainda pode obter um lindo e novo tema da Shopify em nossa biblioteca ou navegar pelos nossos melhores temas abaixo:
Por exemplo, Ella pegará seu site padrão do Shopify e o transformará numa potência contemporânea que parece muito mais cara do que realmente custou para montar.

Cada uma dessas três lojas de comércio eletrônico funciona com os gateways de pagamento mais populares, incluindo:
À medida que os sites evoluíram nos últimos anos, os consumidores têm novas expectativas e padrões crescentes que estão acostumados a ver ao navegar em sites. Aqui estão algumas novas tendências de comércio eletrônico que você deseja explorar e considerar adicionar ao seu site:
- Site responsivo : os compradores de hoje estão acostumados a encontrar produtos em seus dispositivos móveis, adicionar produtos a seus carrinhos em tablets e depois comprar em seus computadores. Isso significa que seu site precisa ser totalmente responsivo para acomodar essas compras em vários dispositivos. (Não se preocupe, isso é padrão em todos os nossos temas em nosso mercado e especialmente nos listados acima.)
- Vídeos de produtos : não há melhor maneira de aumentar a credibilidade do produto do que mostrar um vídeo dele no contexto e destacar os benefícios. Um colossal 73% mais pessoas comprarão se houver um vídeo do produto (em comparação com quando não houver).
- Personalização : os maiores retalhistas online, como a Amazon, agora estão a adaptar o seu site com base no que as pessoas pesquisaram ou compraram no passado. Incorporar uma área para produtos ‘Recomendar’ pode ajudar sua loja a se destacar.
- Demonstrações de produtos : Às vezes é mais fácil mostrar do que contar. Especialmente com produtos complexos ou altamente visuais. Por exemplo, a Evodesk faz um trabalho incrível mostrando como as personalizações de produtos mudam a aparência em tempo real.
3. Planeie a sua estratégia de marketing e vendas
Testaste o mercado. Encontrei os produtos certos. Monte uma loja bonita e incorpore alguns dos recursos mais recentes que os compradores experientes de hoje exigem.
Agora, tudo o que resta é lançares e começar a impulsionar as vendas.
Neste ponto, é fácil (e conveniente) pensar que o SEO magicamente começará a trazer vendas para seu novo site. Infelizmente, isso não acontecerá tão cedo.
Em vez disso, é melhor escolher uma das seguintes maneiras de começar seu marketing.
Etapa 1. Busque referências de influenciadores
Suas vendas iniciais virão através de outras pessoas que vão recomendar os seus produtos para outros grupos de pessoas.
Podem ser jornalistas ou blogueiros que escrevem para grandes sites de mídia. Eles podem ser grandes empresas de produtos que podem transportar suas coisas. Ou eles podem ser apenas indivíduos comuns que podem indicar seus produtos para comunidades e grupos de clientes em potencial.
Por exemplo, uma das maneiras mais fáceis de começar é procurar blogueiros no seu nicho que já revisam regularmente produtos como o seu. Use operadores avançados do Google para restringir sua pesquisa.
Ou você pode ser ainda mais sorrateiro usando o Moz Open Site Explorer para ver todas as pessoas que estão a fazer links para os seus concorrentes e encontrar os sites revisando-os que ainda não tenhas feito.

Outra dica é fazer parceria com sites direcionados a conteúdo que estão constantemente a procurar por conteúdo interessante. Nesse caso, deves criar coisas atraentes e interessantes, ao mesmo tempo em que potencialmente apresentas o seu produto (pense num cavalo de tróia, onde podes inserir mensagens sutis no estilo de colocação de produtos).
Uma maneira de encontrá-los é por operadores do Google como ‘inurl’:

Por exemplo, Primally Pure faz um óptimo trabalho neste guest post, mantendo o foco do artigo num tópico maior de interesse ou ponto de dor para o público.

Um exemplo final é ingressar nas redes de afiliados mencionadas anteriormente, mas desta vez para permitir que outras pessoas vendam seus produtos para você. Ou você pode procurar parceiros específicos que possam atender ao mesmo público e que estejam dispostos a ajudar a promover seu trabalho por uma parte da receita.
Etapa 2. Comece suas campanhas publicitárias iniciais
Muitos proprietários de pequenas empresas ou de primeira viagem têm a impressão de que a publicidade é ‘muito cara’. No entanto, nem sempre é esse o caso.
Por exemplo, campanhas de anúncios de remarketing (aquelas que seguem as pessoas depois que elas visitam seu site) podem aumentar drasticamente o ROI, apesar de não custarem muito.
Nesse caso, você está segmentando pessoas que já visitaram seu site (ou folhearam seus produtos), então a segmentação de público é muito definida e específica.
Eles podem ser configurados por meio dos anúncios do Google ou do Facebook por meio de seus poderosos anúncios dinâmicos de produtos . A opção do Facebook pode ser ainda mais personalizada, permitindo que você configure um ‘modelo’ básico para começar, que extrai dados baseados exatamente nos mesmos produtos que as pessoas visualizaram em seu site.
Estás pronto para começar a tua própria loja online?
Configurar a tua primeira loja de comércio eletrônico há anos exigia desenvolvedores, milhares de dólares e vários meses de desenvolvimento. Hoje, tu mesmo podes pôr a loja a funcionar 3 a 4 goras por US $ 100 em muitos casos.
Não apenas isso, mas ficará tão personalizado e bonito com os temas de alta qualidade disponíveis . Todos são totalmente responsivos, adaptando-se perfeitamente a qualquer dispositivo. E eles descobriram os aspectos mais difíceis, como integração do gateway de pagamento, frete, impostos e muito mais.
Navegue pela nossa vitrine de modelos de comércio eletrônico de tendências do Envato Market:
Começar uma loja online não é mais a parte difícil. Em vez disso, trata-se de dar os primeiros passos para pesquisar adequadamente seus clientes em potencial e, em seguida, executar um plano de ação proativo para promover seus produtos.
Siga as etapas simples sobre como iniciar sua própria loja online neste artigo. Evite ficar atolado nos detalhes e concentre-se em dar os primeiros passos.
ENVATO