0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Condenado indivíduo que atraiu jovem para morte num colégio

Data:

O Tribunal da Comarca de Luanda condenou ontem, a 26 anos de prisão, Paciência Gamba Figueira, acusado de violação e assassinato em 2021 de Elisa Sebastião Buana, cujo corpo foi encontrado no pátio do colégio Nzoji Yetu, propriedade do homicida de 33 anos.

O caso de Elisa Buana, assassinada aos 19 anos, chegou ao conhecimento da Polícia Nacional e do Serviço de Investigação Criminal (SIC) através de uma participação de desaparecimento feita por um tio, onde foi desencadeada uma investigação que levou à descoberta do corpo da jovem no interior do colégio, em janeiro dese ano. 

Na leitura do acórdão o juiz da causa, Nelson Manuel Cabangague, declarou que Paciência Figueira foi condenado por ter ficado provado em Tribunal, ser o autor da violação e do assassinato de Elisa Buana, que foi atraída para o colégio a 17 de Novembro de 2021 depois de se terem conhecido na rede social Facebook, onde trocavam com regularidade várias mensagens.   

A jovem deslocou-se ao colégio por ter recebido de Paciência Figueira uma promessa de emprego como secretária no estabelecimento de ensino, localizado no bairro Tande, no município de Viana. 

Elisa Buana chegou ao colégio de moto-táxi sem ter suspeitado de nada, sentimento que teve até ter entrado a pedido do homicida para uma sala de aula, onde foi abusada sexualmente e asfixiada até à morte.  

Ainda na sala, já depois de ter assassinado, o homicida vendou os olhos e cobriu a boca da vítima com uma fita adesiva, acessório também utilizado para amarrar os braços e as pernas tendo de seguida feito no pátio do colégio um buraco onde colocou o corpo de Elisa Buana, que encontrou a morte no dia em que a mãe Josefa Francisco Sebastião, havia viajado para a província do Moxico. 

Quando foi detido, o jovem estava com o telemóvel da vítima, aparelho que usou para se fazer passar por Elisa Buana por via do qual enviou em nome dela uma mensagem, avisando que estaria ausente por algum tempo das redes sociais. 

Ontem, na leitura do acórdão, o juiz referiu que Paciência Figueira foi julgado e condenado pelo assassinato de Elisa Buana, devendo ser proximamente julgado pelo assassinato da segunda jovem.  

As famílias das duas vítimas mortais estiveram presentes na leitura do acórdão e estavam visivelmente desconsoladas. A mãe de Elisa Buana disse à comunicação social que a perda da filha é irreparável e declarou ter sido feita justiça.   

As duas famílias saíram do Tribunal irritadas por o condenado não ter mostrado arrependimento em nenhum momento do julgamento. 

JA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...