0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Conheça AGORA os 10 países africanos onde os cidadãos aceitariam um golpe para derrubar maus líderes

Data:

Mali e Burkina Faso passaram por mudanças drásticas, com suas taxas de rejeição caindo em 40 e 37 pontos percentuais, respectivamente, tornando-os os países que mais aceitam o regime militar atualmente.

      • A lista é cortesia do Afrobarometer .
      • Mali e Burkina Faso apresentam taxas de rejeição muito mais baixas: apenas 18% dos malianos e 25% dos burkinabes se opõem a essa forma de governo.

A maioria dos africanos diz que aceitaria uma tomada militar do governo se os líderes eleitos estivessem abusando do poder, mostrou uma pesquisa realizada em 39 países pelo Afrobarometer .

De acordo com o relatório, intitulado African insights 2024 Democracy at risk – the people’s perspective, há uma variação notável na forma como os países africanos rejeitam o regime militar, com alguns mostrando forte oposição enquanto outros são menos decisivos.

A Zâmbia lidera a tabela com uma taxa retumbante de 90% da sua população rejeitando a ideia de um governo militar, seguida de perto por Uganda (87%), Eswatini (85%) e Seychelles (85%).

LER MAIS – A CRONOLOGIA DOS GOLPES DE ESTADOS EM ÁFRICA NOS ÚLTIMOS 3 ANOS

Em contraste gritante, Mali e Burkina Faso, que estão atualmente sob regime militar após golpes recentes, mostram taxas de rejeição muito mais baixas — apenas 18% dos malianos e 25% dos burkinabès se opõem a essa forma de governo. Da mesma forma, Níger (44%) e Tunísia (42%), que também enfrentaram golpes recentes ou grandes desafios democráticos, refletem uma visão minoritária contra o regime militar.

Nem sempre foi assim. Uma década atrás, a maioria em todos os 30 países se opunha à liderança militar. No entanto, Mali e Burkina Faso viram mudanças drásticas, com suas taxas de rejeição caindo em 40 e 37 pontos percentuais, respectivamente, tornando-os os mais receptivos ao governo militar hoje.

Da mesma forma, 14 outros países experimentaram declínios significativos, incluindo Costa do Marfim (-27 pontos), Camarões (-19 pontos) e Gana (-18 pontos). No geral, 23 de 30 países tiveram reduções de 4 pontos ou mais. Marrocos se destaca como a única exceção, com um aumento de 12 pontos em oposição ao governo militar na última década.

Classificação País Rejeição do regime militar
1 Mali* 18
2 Burkina Faso* 25
3 Tunísia 42
4 Níger* 44
5 Sudão* 50
6 Ir 53
7 África do Sul 54
8 Camarões 55
9 Guiné * 57
10 Costa do Marfim 58

 

BIA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...

Conheça AGORA os 10 principais países africanos com maior investimento estrangeiro directo

Os países não podem crescer isoladamente; eles precisam de...

Conheça AGORA os maiores doadores das campanhas de Harris e Trump

Na política presidencial dos EUA, as campanhas de Harry...

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...