Várias figuras vão estrear-se como deputados na quinta Legislatura nesta sexta-feira, (16), em que muitos dos eleitos são jovens.
No MPLA destacam-se as estreias de Maricel Capama (membro do Bureau Político); Joana Tomás (secretária-geral da OMA), Aia-Eza da Silva (actual secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público); Esteves Hilário (jurista) e Milonga Bernardo (jornalista e jurista).
Entre os candidatos constam aqueles que não conseguiram vaga pela ordem na lista do MPLA, mas que podem ter a sorte de ocupar assento no Parlamento, uma vez que alguns eleitos podem ser chamados para o próximo Governo.
Na UNITA, entre as figuras eleitas como deputado destacam-se Agostinho Kamuango (secretário-geral da JURA); Alcino Jonas Kuvalela; Olívio Kilumbo; Nuno Álvaro Dala ( integrante do então “Processo 15+2”) e Luís do Nascimento, do Bloco Democrático.
Dois generais das Forças Armadas Angolanas na reserva também foram eleitos pela UNITA: Peregrino Isidro Huambo Chindondo e Apolo Felino Yakuvela.
No Partido de Renovação Social, estreia-se o secretário-geral Rui Malopa Miguel.
JA