África é um continente repleto de imensas oportunidades de negócios impulsionadas pelos recursos disponíveis, tecnologia e grandes mercados.
O continente já abriga mais de 136.000 milionários, com a África do Sul, Egipto e a Nigéria assumirem a liderança. Muitos desses milionários são velhos, ainda que jovens investidores e empreendedores também tenham aproveitado adequadamente as oportunidades que existem.
De facto, há espaço para mais milionários surgirem no continente africano. É por isso que este artigo se concentra nas oportunidades de negócios que podem fazer mais milionários em África. A Busines Insider reuniu informações de fontes confiáveis, como Forbes, Indeed, Small Business, etc.
Mídia e entretenimento
Um relatório recente do jornal Punch mostrou como a tecnologia mudou o cenário de negócios de mídia e entretenimento de África, tornando-o empolgante e lucrativo. Na mesma linha, a indústria musical e cinematográfica africana tornou-se um fenômeno cultural e global que desfruta de um grande número de seguidores dentro e fora do continente.
De acordo com a Movie Web, a indústria cinematográfica nigeriana, Nollywood, é a indústria cinematográfica que mais cresce no mundo.
Enquanto isso, o The Guardian destacou em 2022 como o maior ano para a música africana. Da Nigéria ao Quênia, África do Sul, Gana e Senegal, a onda de artistas musicais crus e promissores está a varrer o continente africano. A mídia e o entretenimento podem criar o próximo conjunto de milionários com uma audiência global para música, drama, acção, intriga e comédia africana.
Alimentos e Agronegócios
De acordo com a How We Made It in Africa, alimentos e agronegócios são lucrativos em África, com infinitas oportunidades de negócios. Com safras de exportação de alto valor e mais de um bilião de pessoas para alimentar, o mercado de alimentos e agronegócios é uma oportunidade multibilionária para os africanos. Com o continete a importar muita comida, o mercado abre-se para mais empreendedores.
Empreendedores com recursos e habilidades para produzir alimentos localmente podem se tornar o próximo milionário desse sector.
O mercado é lucrativo para empreendedores que oferecem alimentos cultivados localmente mais baratos que o continente importa. Por exemplo, o continente importa soja, arroz, trigo, leite, carne congelada, trigo, café e grãos.
Retalho
De acordo com a Small Starter, África tem um mercado de retalho multibilionário com oportunidades de negócios para empreendedores. Com a rápida urbanização e uma classe média em ascensão, os africanos estão a ver as suas economias a crescerem com o mercado de retalho. O continente abriga lojas online e shopping centers e está a passar gradualmente por uma mudança monumental.
Por exemplo, Jumia, Shoprite, Nakumatt, Woolworths e Game estão em todo o continente com retornos anuais atraentes. Apesar do boom do mercado de retalho em África, há espaço para novos empreendedores obterem uma renda lucrativa no sector. Gabão, Tanzânia, Namíbia, Nigéria e Ruanda são os países africanos com oportunidades de negócios gratificantes no mercado de retalho.
Moda e beleza
De acordo com o Guardian Nigéria, o mercado de moda e beleza da África Subsaariana registou um aumento anual de quase 10% em 2021. Etiquetas de designers de moda importados ou tecidos feitos localmente são produtos de venda quente em todo o continente, especialmente nas cidades modernas.
Além disso, marcas locais e internacionais de cuidados com o corpo, cabelos e produtos faciais dominam o sector de beleza.
A indústria da moda e beleza está se expandir com a população predominantemente jovem e moderna de África. A Nigéria lidera o caminho, graças a uma grande população que deve dobrar até 2050. Com a moda e beleza prontas para um crescimento sem precedentes em África, a indústria pode estar a fazer o próximo conjunto de milionários.
Imobiliária
Segundo o The Exchange Africa, o mercado imobiliário oferece oportunidades de negócios lucrativas e uma mina de ouro para os investidores. Com o aumento da população, a procura de imóveis comerciais e residenciais continua a crescer. Além disso, a falta de acomodação é um grande problema neste continente, e preencher a lacuna pode torná-lo um milionário.
Considere investir em imóveis para maximizar os lucros. Você tem um potencial lucrativo na construção de escritórios e moradias de baixa renda para aluguel, arrendamento ou venda. Trocas de reforma de casas, aluguéis de férias e trocas de contratos são maneiras de se beneficiar do mercado imobiliário.
Internet e tecnologia
De acordo com a Cooperação Financeira Internacional, o uso da Internet em África e o envolvimento da tecnologia estão a aumentar. A penetração da internet em África aumentou 40%, com um potencial adicional de 10% em 2022. Com uma previsão futura de US$ 180 bilhões, a indústria da Internet e tecnologia neste continente oferece oportunidades de negócios lucrativas para empreendedores e inovadores.
Nigéria, África do Sul, Gana e Quênia lideram o continente com várias incubadoras e centros de tecnologia. Africanos qualificados podem se tornar milionários com a inovação, por resolver desafios e problemas com tecnologia.
Serviços financeiros
De acordo com o Banco Mundial, muitos africanos não têm acesso a serviços financeiros formais e ainda realizam transações em dinheiro. Apesar da população jovem, o continente precisa melhorar os sistemas de pagamento, serviços bancários e outros serviços financeiros para negócios e transações pessoais.
O mercado financeiro de África apresenta uma oportunidade única para empreendedores novos e existentes. Profissionais e empresários qualificados que podem fornecer soluções convenientes, simples e fáceis para os sistemas de pagamento da África podem ser os próximos milionários.
BI Africa