A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, foi investida em acto presidido pela juíza Presidente do Tribunal Constitucional, Laurinda Cardoso nesta quinta-feira,15 na praça da república, em Luanda.
Eleita pela lista do MPLA, Esperança da Costa é a primeira mulher a assumir o cargo, desde a independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Eis o perfil da Vice-Presidente
Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa nasceu em Luanda em 1961 e estudou biologia na Universidade Agostinho Neto, onde se licenciou em 1985, tendo concluido antes o seu ensino médio na Escola Nzinga Mbande, em Luanda.
Doutorada em Fitoecologia pela Universidade Técnica de Lisboa, tem o mestrado em Produtividade Vegetal, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa.
Entre 1997-2002 foi vice-directora para os Assuntos Científicos e coordenadora nacional da Rede de Estudos de Biodiversidade (SABONETE) da SADC, ponto focal para África Austral da Rede Internacional de Ciências (IFS), entre outros cargos.
De 2020 até a presente data, exerceu o cargo de secretária de Estado para as Pescas.
Entre 2010 e 2020, foi directora do Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto, enquanto no período de 2007-2010 exerceu o cargo de directora Nacional da Expansão do Ensino Superior do Ministério do Ensino Superior.
Do seu currículo, consta ainda o cargo de vice-reitora para a Expansão Universitária da Universidade Agostinho Neto – UAN (2002-2007) e é fundadora do Centro de Botânica da UAN.
Membro do Comité Central do MPLA desde 2019, Esperança da Costa passou pelas diversas estruturas do partido, nomeadamente a Organização da Mulher Angolana (OMA) e Juventude do MPLA (JMPLA).
TPA/CD