O SIC deteve nesta quarta-feira 16 de Junho, 5 cidadãos nacionais que vendiam testes e cartões de vacinas da covid-19.
De acordo com o Superintendente-chefe, Fernando de Carvalho, Chefe do Departamento de Comunicação e Imprensa SIC Luanda, os cidadãos foram detidos junto da Administração Municipal do Cazenga.
Neste quesito, os falsificadores angariavam e incentivavam os clientes que ali circulavam a adquirir os cartões de vacinas da covid-19 falsos para quem ainda não tivesse apanhado a vacina, colocando assim em risco a vida dos cidadãos.
Entre os artigos encontrados constam 20 cartões de vacina e 45 testes da covid-19 que eram vendidos a 3 mil kwanzas.
Por outro lado, o SIC Luanda através do seu Departamento de investigação criminal do Cazenga, realizou no dia 8 de Junho de 2021 uma micro operação que resultou na detenção de 2 cidadãos nacionais com idades compreendidas entre 26 e 37 anos de idade pela prática de falsificação de documentos mormente ALF e MLARS.
Foi ainda encontrado na residência da mãe de um dos malfeitores cerca de 400 documentos diversos falsificados.
O Superintendente-chefe, Fernando de Carvalho, garante ainda que no dia 9 de Junho de 2021 foi desmantelada uma outra rede de malfeitores que falsificavam e vendiam testes da covid do tipo “RTPCR” no valor que rondavam aos 100 mil kwanzas.
Durante uma operação feita no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, o SIC deteve igualmente 3 cidadãos nacionais, técnicos de informática, cujas idades rondam entre os 32 e 50 anos, sob posse de um recibo com o número” DRR2011 0000329573”, bem como testes do tipo “RTPCR “SASCORV 2, com resultado negativo com o logótipo da clínica Luanda Medical Center.
Foram também encontrados em posse destes cidadãos, um bilhete de passagem da TAAG, 9 cópias de bilhetes de identidade, 5 cópias de passaporte, 2 boletins de nascimento, dois cartões de contribuintes, duas reservas de passagem e 1 passaporte internacional.
FONTE: RNA/CD