John McAfee, o magnata americano de 75 anos que criou o antivírus informático McAfee, foi encontrado morto na sua cela, esta quarta-feira, (23), no Centro Penitenciário Brians 2, em Barcelona, Espanha.
Segundo fontes do estabelecimento prisional, citadas pelo El Periódico, o programador terá cometido suicídio.
Assim que o corpo foi encontrado, guardas prisionais e equipas de emergência pré-hospitalar realizaram manobras de reanimação, mas não conseguiram reverter o quadro e o óbito de McAfee foi declarado.
A morte de John McAfee acontece pouco depois de a justiça espanhola ter decidido extraditá-lo para os Estados Unidos, por suspeitas de evasão fiscal entre 2016 e 2018.
McAfee, recorde-se, foi preso em Outubro passado no aeroporto de El Prat, em Barcelona, quando estava prestes a apanhar um voo para Istambul (Turquia) e desde essa altura tem estado sob custódia, depois de o tribunal também ter rejeitado o seu último pedido de liberdade, considerando que o “risco de fuga continua a ser evidente” e que ele não tem “nenhum sinal apreciável” de ligação a Espanha.
Durante a audiência de extradição, o empresário, cuja dívida fiscal às autoridades norte-americanas ascende a mais de quatro milhões de dólares, alegou ter pago “milhões de dólares em impostos” e disse ter sido vítima de perseguição política por ter denunciado a corrupção na autoridade tributária.
A McAfee, saliente-se, é uma empresa americana de programas de segurança para computadores sediada em Santa Clara, no Estado da Califórnia, que foi fundada em 1986 por John McAfee.
JA