A população mundial cresce a cada dia, ao mesmo tempo que se agudizam as desigualdades entre as regiões e países. Actualmente temas como o crescimento populacional, o envelhecimento, a migração e a urbanização estão entre os principais desafios estabelecidos para os próximos anos.
A data é celebrada anualmente a 11 de Julho, com o objectivo de sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas com a população e reconhecer a importância das políticas demográficas no desenvolvimento sócio-económico dos países.
Este ano, as Nações Unidas recordam que o crescimento contínuo da população mundial é um alerta para o aumento da urbanização e da migração, processos que exigem gestão sustentável para que não sejam agravadas questões como a desigualdade de género, a violência, a discriminação e as alterações climáticas.
Estas questões integram o leque de preocupações da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quanto à tendência demográfica, ao crescimento da população, ao envelhecimento, à migração e ao urbanismo.
O “United Nations Populations Fund” definiu para este ano o tema: “O que as mulheres e as meninas querem, tem importância”. Num total de 8 mil milhões de pessoas, metade da humanidade (4 mil milhões de mulheres e raparigas) são vítimas de discriminação com base exclusivamente no género.
A promoção da igualdade entre os géneros é uma solução transversal para muitos problemas demográficos. Nas sociedades envelhecidas que se preocupam com a produtividade do trabalho, alcançar a paridade de género na força de trabalho é a forma mais eficaz de melhorar a produção e o crescimento do rendimento.
Entretanto, nos países que registam um rápido crescimento demográfico, a capacitação das mulheres através da educação e do planeamento familiar pode trazer enormes benefícios em termos de capital humano e de crescimento económico inclusivo.
Este Dia foi proclamado através da Resolução 45/216 adoptada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 21 de Dezembro de 1990.
A escolha da data
Instituído em 1989 pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, a data foi inspirada devido ao interesse público, em 1987, ano em que a população mundial atingiu cinco biliões de pessoas.
Actualmente, mais de 140 países em todo o mundo comemoram esta data, na qual se enfatiza a importância do planeamento familiar para o bem-estar das famílias, das comunidades e Nações. Outro fundamental é a necessidade de maior integração desses serviços aos planos nacionais de desenvolvimento.
Números em crescimento
A actual população mundial é de mais de oito biliões de pessoas e pode chegar a nove biliões em 2050, de acordo com a ONU, que defende o facto das crises múltiplas de alimentação, combustíveis e financeiras causarem um sofrimento considerável e serviram para despertar as consciências sobre a necessidade de prestar maior atenção às peças em que se funda o desenvolvimento sustentável.
JA