Em decisão unânime, a ex-presidente do Brasil, Dilma Roussef, foi eleita presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), instituição financeira do BRICS.
O NDB justifica a decisão com o argumento de que Dilma Rousseff “ampliou significativamente a cooperação com vários países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia” durante o seu governo no Brasil., diz o comunicado da organização.
“Em Julho de 2014, participou com os países do BRICS na criação do Novo Banco de Desenvolvimento e do Arranjo Contingente de Reservas”, recorda o banco.
Economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), actualmente no poder, Dilma Roussef foi a 36.ª Presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até o seu afastamento por um processo de impeachment em 2016, considerado por muitos como “Golpe de Estado”.
Formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a cimeira de chefes de Estado e de Governo do BRICS, em Durban, África do Sul, está prevista para Agosto deste ano, tendo como pano de fundo o mandado de detenção do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra Vladimir Putin.
CNN