Director é preso por tentar subornar cidadão que afinal é agente do SIC

0
933

O director administrativo do Hospital Municipal da Matala, Marcolino Domingos Bongo, está detido desde terça-feira, por tentativa de suborno com um milhão e cem mil Kwanzas a um agente do Serviço de Investigação Criminal (SIC) que o investigava sobre um supostos desvio de fundos públicos.

De acordo com uma fonte do SIC na Matala, suspeita-se que o mesmo tenha desviado milhões de Kwanzas destinados ao pagamento de subsídios de 65 técnicos voluntários na Unidade, assim como dinheiro ligado a compra de medicamentos. 

Pretendia com o suborno sonegar a investigação que está em curso há dois meses e livra-se do processo, mas acabou vendo decretada à sua prisão às 15 oras de terça-feira.

Segundo uma fonte, depois de notificado pelo SIC, o mesmo propôs ao agente o valor, o que demonstra que dá evidência de um ilícito.

Acrescentou também que constam no processo investigativo, nas mãos de procuradoria municipal, outros indícios de descaminho de verbas.

O município da Matala dista a 180 quilómetros a leste do Lubango e tem uma população estimada 260 mil habitantes, sendo que este ano foram também detidos quadros do sector da educação por desvio de dinheiro destinados à merenda escolar.

Angop