O Ministério da Educação (MED) garante que não orientou o encerramento dos cursos de Biologia, Química, Matemática e física.
O Secretario de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias, viu-se obrigado a regressar à RNA, onde dias antes havia concedido uma entrevista, para clarificar que neste ano lectivo haverá apenas uma limitação, ou seja, a suspensão de ingresso de novos estudantes a estes cursos.
“O Ministério da Educação não decidiu nem orientou o encerramento de qualquer curso ou alguma disciplina, no ensino secundário,” contrariamente do que havia dito dias antes no espaço público.
Por conseguinte, Gildo Matias explicou que o país conta com mais de 100 escolas de magistério, isto é, escola de formação de professores de nível secundário.
Sucede que existem neste conjunto de escolas 84 cursos nas especialidades de Matemática, Física, Biologia e química.
O MED tem vindo a desencadear um plano desde 2018 de apetrechando das escolas, tal como faz para as escolas técnicas e de ensino superior.
Neste quesito, garantiu que já foram instalados 48 laboratórios de química, física e de biologia.
“Este programa cinge-se à luz do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente aprovado por Decreto Presidencial 205/18, como pelo Regime Jurídico de Formação inicial de e professores aprovado pelo Decreto Presidencial 273/20,” esclareceu.
Por outro lado, o responsável reconhece existir uma exigência acrescida não só no ingresso mas no processo de formação de docentes para permitir que o professor no âmbito do exercício das suas funções possa estar habilitado e qualificado para oferecer aprendizagem significativa.
“Portanto, não está encerrado nenhum curso de formação de professores. Porém existirá sim nestes 25 cursos das especialidades de Matemática, Física, Biologia e Química a suspensão, isto é, não abertura de novas vagas para o próximo ano lectivo (2021/2022).”
Quanto aos alunos que já frequentam estes cursos, Gildo Matias garantiu que vão continuar a receber formação e as disciplinas de Matemática, Química e Física vão continuar a ser leccionadas.
RNA/CD