0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

ELEIÇÕES 2022 – UNITA REIVINDICA VITÓRIA

Data:

A UNITA mantem-e firme na decisão apresentada pelo seu candito em não aceitar os resultados da CNE. Ladeado por Abel Chivukuvuku e Filomeno Vieira Lopes, Adalberto Costa Júnior diz não ter dúvidas que o MPLA nã venceu as eleições.

ACJ sustenta-se na contagem paralela das actas-síntese. Exige a criação de uma comissão internacional independente que confronte os documentos na posse da Comissão Nacional Eleitoral e os que estão na posse dos partidos.

“O partido-Estado teima em não compreender que a soberania pertence ao povo; quem confere poderes para governar é o povo através do seu voto nas urnas”, afirmou o presidente da UNITA.

Com base nas actas-síntese em posse do partido do “Galo Negro”, obtidas pelos delegados de lista, as “discrepâncias” dos mandatos atribuídos à UNITA pela Comissão Nacional Eleitoral(CNE) são “brutais”, segundo Adalberto Costa Júnior.

Como exemplo, deu o círculo eleitoral provincial de Luanda: “Das actas síntese na posse da UNITA, que correspondem a 99,9%, a UNITA obteve 1.417.447 votos, que correspondem a 70%”, contra os 1.230.213, que correspondem a 62,59% dos votos que a CNE atribui à UNITA.

Constata-se, segundo ACJ, uma diferença de 187.234 votos, a que corresponde um acréscimo de mandatos para a UNITA.

Adalberto Costa Júniorindicou ainda como exemplo o círculo provincial do Moxico, onde a UNITA teve, segundo as contas da CNE, que escrutinou 95,22% dos votos, 45.058 (26,62%).

“A UNITA, que escrutinou 79% dos votos das actas síntese, contabilizou 61.378 votos, a que corresponde igualmente um acréscimo de mandatos”, afirmou o candidato à Presidência da República pelo partido do “Galo Negro”.

Na sua intervenção, referindo-se a uma “trapalhada da CNE”, deu ainda o exemplo do Kwanza Norte, onde, segundo a contagem paralela realizada pelo seu partido, a UNITA terá mais um mandato. E acrescentou que no Moxico ainda há gente a votar, em duas assembleias.

“Face a esta realidade,fática e verificável, não existe a menor dúvida em afirmar com toda a segurança que o MPLA não ganhou as eleições do dia 24 de Agosto, pelo que a UNITA e os seus parceiros não reconhecem os resultados provisórios apresentados pela CNE”, declarou.

Adalberto Costa Júnior, que pediu calma e serenidade aos angolanos, desafiou a CNE, “em nome da verdade”, a aceitar a estruturação de uma comissão independente, com participação internacional, para serfeita a comparação das actas síntese em posse da CNE com as actas síntese em posse dos partidos políticos”.

NJ

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

Conheça os 30 jovens criativos da lista da Forbes com iniciativas revolucionárias

O Correio Digital traz em abordagem os 30 jovens...

Conheça os 10 países africanos com os maiores níveis de educação

A educação em África é uma componente essencial do...

Os 10 maiores bancos de África em 2024

O Standard Bank Group da África do Sul tem...