A Emirates, maior companhia aérea do mundo, assumiu o compromisso de reduzir a bordo dos seus aviões, e em toda sua rede de destinos, o uso de plásticos descartáveis, a partir do dia 01 de Julho.

Segundo a companhia, já introduziu em todos os voos palhinhas de papel ecológico tendo revelado que tem trabalhado em várias iniciativas de sustentabilidade a longo prazo.

Além das palhinhas de plástico, a Emirates retirou ainda do uso os agitadores de bebidas, feitos de material plástico, acrescentando que em Agosto vai retirar os sacos de plástico utilizados para as compras a bordo, substituindo-os por sacolas de papel ecológico, prevendo que a iniciativa vai “impactar em menos 81,7 milhões de produtos de plástico anualmente no aterro”.

A Emirates disse ainda que está a realizar testes para explorar várias iniciativas de recilagem a bordo, sendo que as equipas em serviço e tripulação de cabine irão dar constantemente sugestões sobre ideias ecologicamente correctas.

Como parte desta visão a Emirates já retirou dos seus aviões e mandou para reciclagem, no Dubai e em outras partes do mundo, as garrafas de plástico grandes, o que fez com que perto de 150.000 garrafas fossem enviadas para recilagem no espaço de um mês.

Esta iniciativa faz parte de um esforço contínuo de sustentabilidade da companhia aérea, em 2017 a Emirates introduziu nos seus voos os cobertores ecoTHREAD™ feitos a partir de garrafas de plástico reciclado, actualmente em uso na classe Económica.

Cada cobertor é feito com 28 garrafas de plástico e estima-se que com este processo até ao finaldeste ano a Emirates vai economizar cerca de 88 milhões de garrafas de plástico até ao aterro.

A companhia revelou também que vai fazer uma revisão completa a bordo dos seus aviões, nos próximos meses, de modo a que gradualmente possa implementar outras iniciativas para lidar com o lixo plástico.