A conferência pretende partilhar experiências e identificar oportunidades de parceria entre os países africanos, para a empregabilidade e empreendedorismo dos estudantes.
A Agência Universitária da Francofonia (AUF) em parceria como Ministério da Educação de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) realiza desde ontem até hoje a 2.ª edição da Conferência Inter-regionalPan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue.
A conferência decorre no Centro de Convenções da Uni-CV, na cidade da Praia, em Cabo Verde, sob o lema “Empregabilidade e o empreendedorismo dos estudantes e dos aprendentes”. Um tema que vai ser dinamizado pelo Reitor da Agência Universitária da Francofonia, Slim Khalbous, pela Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Eurídice Monteiro e pelas delegações ministeriais e universitárias de oito países, com destaque para Angola, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal e São Tomé e Príncipe.
Angola, no entanto, participa do certame através da titular do sector Maria do Rosário Bragança.
No certame, Maria do Rosário Bragança participou no painel ministerial dando nota sobre a candidatura de Angola a membro observador da Organização Internacional da Francofonia (OIF), que na sua óptica, reforçará a integração de Angola com os seus países vizinhos e com a comunidade francófona em geral, sobretudo, da sua comunidade universitária.
O tema desta 2ª edição da Conferência aborda questões sobre as grandes reformas empreendidas pelos intervenientes desta área, nomeadamente a adoção do Estatuto Nacional do Estudante Empreendedor (ENEE) no Senegal e na Guiné, e a inauguração prevista dos Centros de Empregabilidade Francófonos (CEF) em Banjul (Gâmbia) e na Praia(Cabo Verde).
Neste segundo dia da Conferência, as universidades participam do painel: “A empregabilidade e o empreendedorismo dos diplomados: experiências partilhadas”. O Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto, Pedro Magalhães vai intervir no fórum.
No fim destes dois dias de conferência, vai ser assinado um acordo de cooperação que reforçará o compromisso dos intervenientes da rede da África Científica e Plurilingue, de trabalhar em sinergia, com vista à promoção do empreendedorismo e da empregabilidade dos jovens a nível do continente.
Economia & Mercado