Os empresários angolanos e bielorrussos, em parceria com o Ministério da Indústria, estão a negociar a instalação de uma linha de montagem de tractores, autocarros, camiões e alfaias agrícolas em Angola, no âmbito da cooperação entre Angola e Bielorrússia.
Para a concretização deste desejo, uma delegação da Bielorrússia, chefiada pelo ministro da Indústria, Vitaly Vovk, está em Luanda com o propósito de se inteirar das condições que o país possui para a instalação destas fábricas.
A ministra da Indústria, Bernarda Martins, ao receber em audiência, o seu homólogo bielorrusso, Vitaly Vovk, referiu que a visita do governante em Angola insere-se na sequência de uma cooperação existente entre os empresários angolanos e bielorrussos, tendo em conta o desenvolvimento de projectos industriais.
Segundo Bernarda Martins, o interesse dos empresários constitui uma das grandes prioridades do sector que dirige, visando servir o país com estes meios e exportar para os países vizinhos.
Garantiu que as negociações já começaram há alguns meses, faltando apenas concluir as parcerias entre os investidores privados, contando com o apoio do Ministério da Indústria.
Antes de ser recebido pela governante angolana, o ministro bielorrusso foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto.
Os sectores da Agricultura e Florestas, Finanças e Transporte são outras áreas que constam do programa de trabalho de Vitaly Vovk, que prevê visitar a Zona Económica Especial (ZEE), no município de Viana, antes do seu regresso ao seu país, marcado para o dia 22 deste mês.
O ministro bielorrusso chegou esta segunda-feira a Luanda para a uma visita de trabalho de três dias.
A República da Bielorrússia é um país sem saída para o mar localizado na Europa Oriental, que faz fronteira com a Rússia a nordeste, com a Ucrânia, ao sul, com a Polónia a oeste, e com a Lituânia e Letónia a noroeste.
Angop