A economia espanhola caiu para a 16ª posição no ranking elaborado pelo CEBR sobre o PIB global, tendo sido ultrapassado pelo México. Desde 2008, Espanha caiu oito posições.
Desde 2007, a economia espanhola caiu oito posições no ranking do PIB global elaborado pelo Centre for Economics and Business Research (CEBR). O último relatório indica que o país vizinho caiu para a 16ª posição das maiores economias mundiais, tendo sido ultrapassada pelo México.
Em causa está um ranking elaborado pelos economistas da consultora britânica CEBR que agrega os dados do PIB dos países em paridade de poder de compra, eliminando a distorção gerada pela inflação. Segundo o El Economista, em 2022 os Estados Unidos continuaram a ser a maior economia mundial, seguidos pela China, Japão e Alemanha.
Já Espanha ocupa agora a 16ª posição, tendo ficado de fora das 15 maiores economias mundiais e com o PIB por paridade de poder de compra avaliado em 1,376 biliões de dólares. O país vizinho foi ultrapassado pelo México que já supera os 1,4 biliões de dólares.
De acordo com o jornal espanhol, desde 2007 a economia espanhola já caiu oito posições neste ranking, penalizada por vários choques externos, nomeadamente a crise financeira, a crise de dívida soberana e a recessão provocada pela pandemia.
Observador