O ex primeiro-ministro italiano e bilionário Silvio Berlusconi morreu na segunda-feira aos 86 anos, informou a mídia italiana, um magnata da mídia e presença de longa data na política italiana, apesar de repetidos escândalos, que faleceu dois meses depois que surgiram relatos de que ele havia sido diagnosticado com leucemia.
Berlusconi morreu em Milão no hospital San Raffaele, segundo a mídia italiana citada pela BBC , e nenhuma causa oficial de sua morte foi dada ainda.
Foi confirmado publicamente que o político italiano foi diagnosticado com leucemia em abril, quando foi hospitalizado com uma infecção pulmonar, e sua morte ocorre depois que Berlusconi foi internado para “exames agendados” na sexta-feira.
Berlusconi tinha um histórico mais amplo de problemas de saúde, incluindo passar por uma cirurgia cardíaca em 2016 , e foi hospitalizado com um caso grave de Covid-19 em 2020, e novamente em abril de 2021, pois sofreu efeitos de longo prazo do coronavírus.
Berlusconi ganhou destaque como magnata da mídia por meio de sua empresa de mídia Finvest antes de entrar na política na década de 1990, liderando o partido Forza Italia da Itália e cumprindo vários mandatos como primeiro-ministro entre 1994 e 2011.
Uma onda de homenagens a Berlusconi se espalhou quando a notícia de sua morte foi divulgada, com o ex-primeiro-ministro italiano Matteo Renzi dizendo que “seu impacto na vida política, mas também econômica, desportiva e televisiva foi sem precedentes” e o AC Monza, time de futebol de propriedade de Berlusconi, reconhecendo o “vazio que nunca pode ser preenchido”, segundo traduções da BBC .
Forbes