O Executivo vai continuar a apostar na modernização das infra-estruturas com foco na mobilidade e na energia por serem aceleradores da actividade económica e de desenvolvimento económico inclusivo.
As declarações foram prestadas nesta quarta-feira, 28, em Luanda pelo secretário de Estado para a Economia durante o discurso de abertura do Angola Economic Forum – Conferência & Exposição.
De acordo com Ivan dos Santos, o Executivo vai igualmente continuar a apostar no capital humano com destaque para educação bem como na diversificação da economia com foco na dinamização do agronegócio.
“A diversificação estará baseada na produção de bens e serviços onde Angola tem vantagens comparativas. É neste âmbito que estão em marcha três planos que deverão reforçar todas acções que visam o aumento da produção nacional, a diversificação das exportações e substituição das importações nomeadamente PLANAGRÃO, PLANAPESCA, PLANAPECUÁRIA”, disse.
O governante aproveitou a ocasião para desafiar o sector privado a tomar a dianteira na produção em grande escala de milho, arroz, trigo e soja. “Estamos convencidos que com a produção em escala de grãos particularmente de milho e soja será possível fomentar a indústria de ração animal”
“Desfiamos todos a fomentar a produção de peixe e sal, a estes produtos acrescentamos o óleo vegetal, óleo de palma, açúcar e também o algodão que de certeza vão também contribuir para a segurança alimentar e nutricional”, acrescentou.
Segundo o secretário de Estado para a economia, a produção interna é o principal factor de crescimento e sustentável da economia nacional. Afirmou ainda que não será possível o País alcançar os objectivos sem parceria activa entre o sector público e o privado, sociedade civil, acadêmicos bem como parceiros internacionais de desenvolvimento.
E & M