Exonerações: “Promessas eleitorais devem ser cumpridas,” Víctor Silva

Data:

Mais um capítulo nas mudanças de João Lourenço: o novo diretor do Jornal de Angola critica a gestão de Isabel dos Santos na Sonangol e diz que mudanças são o cumprir das promessas eleitorais.

O novo diretor do Jornal de Angola, Victor Silva, nomeado recentemente por João Lourenço, assina este domingo um editorial onde critica a gestão de Isabel dos Santos por ser um obstáculo ao desenvolvimento da Angola.

E vai mais longe, dizendo estar espantado com as críticas dos que têm “sentimentos de orfandade por eventuais perdas que elas possam representar para os seus interesses”.

No primeiro editorial que assina — “Um falso problema” –, Victor Silva argumenta que a decisão do Presidente de Angola foi uma “medida de gestão, pura e dura” e ataca aqueles que querem “forçar” um braço de ferro com o líder do MPLA, o ex-Presidente de Angola, José Eduardo Dos Santos, pai de Isabel dos Santos.

Tratou-se, portanto, de uma medida de gestão, pura e dura, que algumas forças, apanhadas sem argumentação, procuram agora atirar para um alegado conflito político entre o Presidente da República e o líder do MPLA, fomentando um forçado braço de ferro e pseudo divisões no partido no poder”, lê-se na opinião de Victor Silva. Para o novo diretor do Jornal de Angola a questão não pode ser colocada nos termos de Isabel dos Santos ser filha do ainda líder do MPLA.

Ainda assim, deixa várias críticas à gestão da Sonangol. “A petrolífera nacional não conseguia os financiamentos externos necessários ao seu desenvolvimento por saber-se que no combate ao branqueamento de capitais há pessoas politicamente expostas, as chamadas PEP, que estão sob o radar do mundo financeiro mundial”, afirma, referindo que houve um agravamento da dívida da empresa e a complicação das relações com as operadoras estrangeiros.

As mudanças visam, quase sempre, imprimir novas dinâmicas e não devem ser vistas como mera substituição de figuras ou nomes, um mau hábito cultivado com a funalização dos nossos assuntos.

O diretor do Jornal de Angola admite que houve boas medidas — “ninguém tira o mérito de se ter conseguido baixar os custos de produção nem de outras ações” –, mas critica a “falta de diálogo”, o “excesso de burocracia” e a inexistência de licitações e prospeções. “Não é mesmo concebível que um dos maiores produtores africanos tenha de importar quase todos o produto refinado”, aponta.

Victor Silva assinala, depois de descrever o espanto que vê no país, que esta e outras decisões do novo Presidente já tinham sido prometidas.

O novo ciclo político, afinal, não tem feito mais do que foi prometido durante a campanha eleitoral com acento na moralização da sociedade através do combate à corrupção, do fim da impunidade e da abertura de oportunidades iguais para todos”, escreve, destacando que “as mudanças visam, quase sempre, imprimir novas dinâmicas e não devem ser vistas como mera substituição de figuras ou nomesum mau hábito cultivado com a funalização dos nossos assuntos“.

O próprio admite que “o facto de algumas mudanças terem atingido figuras consideradas ‘intocáveis’ fez nascer uma onda de ruído de que o atual Presidente da República estaria empenhado numa ‘caça às bruxas’ a pessoas próximas ao ex-Presidente e líder do MPLA”.

Sem confirmar esta afirmação, Victor Silva passa ao ataque: “Estranho é que, vozes e forças que sempre se ergueram e pediam essas transformações, sejam as mesmas que hoje se mostram mais espantadas e comecem a ver fantasmas e montando cenários de uma suposta batalha entre os dois líderes políticos”.

E vai mais longe, dizendo estar espantado com as críticas dos que têm “sentimentos de orfandade por eventuais perdas que elas possam representar para os seus interesses”.

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

[tds_leads input_placeholder="Email " btn_horiz_align="content-horiz-center" pp_checkbox="yes" pp_msg="SiVDMyVBMSUyMGxpJTIwZSUyMGFjZWl0ZWklMjBhJTIwJTNDYSUyMGhyZWYlM0QlMjIlMjMlMjIlM0VQb2wlQzMlQUR0aWNhJTIwZGUlMjBwcml2YWNpZGFkZSUzQyUyRmElM0Uu" f_title_font_family="653" f_title_font_size="eyJhbGwiOiIyNCIsInBvcnRyYWl0IjoiMjAiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIyMiJ9" f_title_font_line_height="1" f_title_font_weight="700" f_title_font_spacing="-1" msg_composer="success" display="column" gap="10" input_padd="eyJhbGwiOiIxNXB4IDEwcHgiLCJsYW5kc2NhcGUiOiIxMnB4IDhweCIsInBvcnRyYWl0IjoiMTBweCA2cHgifQ==" input_border="1" btn_tdicon="tdc-font-tdmp tdc-font-tdmp-arrow-right" btn_icon_size="eyJhbGwiOiIxOSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE3IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNSJ9" btn_icon_space="eyJhbGwiOiI1IiwicG9ydHJhaXQiOiIzIn0=" btn_radius="3" input_radius="3" f_msg_font_family="653" f_msg_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsInBvcnRyYWl0IjoiMTIifQ==" f_msg_font_weight="600" f_msg_font_line_height="1.4" f_input_font_family="653" f_input_font_size="eyJhbGwiOiIxNCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEzIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMiJ9" f_input_font_line_height="1.2" f_btn_font_family="653" f_input_font_weight="500" f_btn_font_size="eyJhbGwiOiIxOSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMSJ9" f_btn_font_line_height="1.2" f_btn_font_weight="700" f_pp_font_family="653" f_pp_font_size="eyJhbGwiOiIxMyIsImxhbmRzY2FwZSI6IjEyIiwicG9ydHJhaXQiOiIxMSJ9" f_pp_font_line_height="1.2" pp_check_color="#000000" pp_check_color_a="#ffa500" pp_check_color_a_h="#ffc456" f_btn_font_transform="uppercase" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjQwIiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJsYW5kc2NhcGUiOnsibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjM1IiwiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJsYW5kc2NhcGVfbWF4X3dpZHRoIjoxMTQwLCJsYW5kc2NhcGVfbWluX3dpZHRoIjoxMDE5LCJwb3J0cmFpdCI6eyJtYXJnaW4tYm90dG9tIjoiMzAiLCJkaXNwbGF5IjoiIn0sInBvcnRyYWl0X21heF93aWR0aCI6MTAxOCwicG9ydHJhaXRfbWluX3dpZHRoIjo3Njh9" msg_succ_radius="2" btn_bg="#ffa500" btn_bg_h="#ffcb6b" title_space="eyJwb3J0cmFpdCI6IjEyIiwibGFuZHNjYXBlIjoiMTQiLCJhbGwiOiIxOCJ9" msg_space="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIwIDAgMTJweCJ9" btn_padd="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIxMiIsInBvcnRyYWl0IjoiMTBweCJ9" msg_padd="eyJwb3J0cmFpdCI6IjZweCAxMHB4In0=" title_text="Inscreva-se AGORA" btn_text="EU QUERO!" list="342" successful_submit_rdr_url="https://correiodigital.net/planos-de-assinaturas/"]
spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Conheça AGORA os principais artistas africanos de 2024, de acordo com a Rolling Stone

Quatro artistas proeminentes da África, Tems, Rema, Arya Star...

CNN aborda uma “nova Angola” que se abre ao mundo

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação...

EUA em alerta: Hackers chineses continuam à espreita nas redes telefônicas americanas

Autoridades do governo dos EUA disseram nesta terça-feira que...

Os melhores cursos gratuitos em SEO para jovens angolanos em 2025

És jovem e queres te profissionalizar? Aprenda SEO, Optimização...