O Inspector-Geral da Administração do Estado, Joaquim Mande, que no passado mês de Setembro ordenou que fossem arquivados todas as inspecções realizadas entre 1 de Janeiro de 2013 e 30 de Agosto deste ano, foi ontem exonerado, a seu pedido, pelo Presidente da República.

O Chefe do Estado e do Executivo nomeou o comissário da Polícia Nacional, Sebastião Domingos Gunza, para o lugar até aqui ocupado por Joaquim Mande.

Para além da saída de Mande da Inspecção-Geral da Administração do Estado, foi decretado o afastamento dos inspectores-gerais adjuntos Artur Mário Neínda, Pena Fernandes da Silva e Beatriz Alberto Quitambe Fernandes.

O novo Inspector-Geral da Administração do Estado deixa o cargo de director-geral adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), e será coadjuvado por Beatriz Alberto Quitambe Fernandes, Rosa Luís de Sousa Micolo e Maria Isabel Fernandes Tormenta dos Santos, nomeados para inspectores-gerais adjuntos.

Joaquim Mande, para além de ter ordenado o arquivamento de todos os processos de actividade inspectiva desenvolvida pela IGAE nos últimos cinco anos, determinou também a outorga da “medalha comemorativa IGAE-25”, no grau de ouro, à Provedoria de Justiça.

NJ