A 8ª edição da feira banana, decorrida 21 a 23 deste mês, arrecadou um volume de vendas de cerca de 380 milhões de Kwanzas, menos 100 milhões da projecção inicial, segundo o porta-voz do evento, João Mpilamosi Domingos.
Em declarações à imprensa, no encerramento do certame, o porta-voz explicou que esta cifra é resultante da venda de cerca de 400 toneladas de produtos do campo, com destaque para a banana.
Estimou que o volume de negócios (estimados em cerca de 480 milhões de Kwanzas) esteja acima deste valor, uma vez que foram feitos contactos e celebrados acordos para após a feira.
Destacou a criação de 100 postos de trabalho indirectos durante a feira visitada por 12 mil pessoas, congregando 250 expositores, entre nacionais (Bengo, Benguela, Luanda, Cuanza Sul e Malanje) e estrangeiros (Portugal) de diferentes sectores que intervêm na cadeia produtiva da banana e de outros produtos agrícola.
A Feira da Banana é uma iniciativa do Governo Provincial do Bengo e organizada pela Novagrolider, com apoio da Caxito Rega e patrocinado pela empresa Agrozootec, com o propósito de divulgar as potencialidades da província.
Angop