A greve de professores iniciada na segunda-feira passada foi dada por terminada pelo Sindicato Nacional de Professores (SINPROF) de Angola. O término da greve é justificado pelo acordo a que chegaram com o Governo.
De acordo com o comunicado tornado público pelo Sinprof, as aulas retomariam o seu curso normal a partir de hoje segunda-feira (16). No documento o sindicato anuncia o fim da greve e apela a todos os professores a cumprirem com o seu papel como formadores de personalidades. O apelo também é estendido aos encarregados de educação para que incentivem os seus educandos a ir para as salas de aula.
O Sinprof exorta ainda o Executivo a cumprir com o cronograma de acções rubricado entre as partes. Os professores esperam ver aprovado o novo Estatuto da Carreira Docente até ao dia 31 de Maio de 2018 e esperam também pela sua implementação.
Em declarações à imprensa, o presidente da Sinprof, Guilherme Silva, afirmou que o cronograma de entendimento é constituído por seis acções. Uma delas é a implementação do Estatuto da Carreira Docente de forma gradual a partir de Setembro de 2018.
O responsável realçou que os professores dos escalões de base do ensino primário até ao primeiro ciclo que tenham melhorado o seu perfil académico e profissional vão começar a migrar do actual estatuto para o que será aprovado pelo Conselho de Ministros.
Guilherme Silva disse que o sindicato espera que o novo Estatuto da Carreira Docente seja publicado em Diário da República até ao mês de Junho desse ano. E em Setembro deverá começar a implementação das actualizações de maneira gradual na tabela salarial dos professores.
Desde 2013 que o Sinprof reclama pela aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente, actualização de categoria dos professores, transição de professores do regime probatório para o quadro definitivo, e por outras questões que visam melhorar as condições salariais e laborais dos docentes.
Angola24horas