O ex-futebolista George Weah venceu a segunda volta das eleições presidenciais da Libéria, realizada ontem, 26, derrotando, de forma esmagadora, o adversário e vice-presidente cessante, Joseph Boakai, anuncia a imprensa local.
Os resultados oficiais do escrutínio deverão ser revelados na próxima sexta-feira, 29, mas, garante a imprensa liberiana, os mais de 2 milhões de eleitores votaram massivamente em George Weah.
Apontado como o grande vencedor das presidenciais, com a vitória em 12 das 15 províncias do país, o ex-craque torna-se, aos 51 anos, o 25.º Presidente da Libéria.
O antigo futebolista, que fez história ao conquistar os títulos de Melhor Jogador do Ano da FIFA e a Bola de Ouro, sucede a Ellen Johnson Sirleaf, por quem tinha sido derrotado nas presidenciais de 2005.
Desde 2015 na oposição, como senador, Weah é tratado por “Rei” pelos seus apoiantes, com destaque para a população mais jovem e pobre da Libéria.
A tomada de posse do sucessor de Ellen Johnson Sirleaf – a quem o Presidente da África do Sul Jacob Zuma já endereçou os parabéns – será histórica por ser a primeira transição democrática de poder na Libéria.