0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

FMI conclui avaliação pós-financiamento e baixa previsão de crescimento da economia nacional

Data:

O Fundo Monetário Internacional (FMI) apontou esta quarta-feira.06, como fundamental que Angola resolva os problemas no sector bancário, nomeadamente na questão da supervisão e da sua solidez, ao mesmo tempo que aponta agora para um crescimento inferior ao da última avaliação.

Nesta mais recente avaliação, o fundo aponta para um arrefecimento acentuado do crescimento económico em Angola, que previa ser de 3,5% em Fevereiro para apenas 0,9% agora respeitado ao ano corrente. Comoo justificação para este declínio, o FMI aponta a diluição da capacidade de produzir petróleo, o que contrasta com o recente boom nos preços da matéria-prima nos mercados internacionais.

Neste documento, o FMI vai mais longe que nunca na acidez das recomendações ao dizer que o Executivo angolano tem de estar ciente da urgência de resolução de alguns dos bancos nacionais ou mesmo a sua liquidação, especialmente quanto aos “mais problemáticos”.

Esta foi a primeira avaliação do Fundo após o programa de assistência financera a Angola e as indicações são duras, como se vê pela forma como quer ver soluções rápidas para a banca e nota criticamente a fragilidade do sector petrolífero, o baluarte da economia nacional, que está há anos em queda na sua capacidade de produzir, tendo caído quase 800 mil barris por dia em pouco mais de uma década.

NJ

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

Pesquisas Trump vs. Harris 2024: a liderança de Harris atinge recorde de 6 pontos na última pesquisa

A vice-presidente Kamala Harris lidera o ex-presidente Donald Trump...

Músico Sean ‘Diddy’ Combs é preso sob várias acusações

O músico norte-americano Sean “Diddy” Combs foi preso nesta...

Custo do iPhone 16 vs salário mínimo em 10 países africanos

A pré-encomenda começou na passada, sexta-feira, 13 de Setembro...

Apple perde 100 biliões de dólares com queda de acções

As acções caíram 3% no meio da tarde, eliminando...