Fundo Soberano investiu 13 milhões de dólares em paraísos fiscais

0
2373

Investimento de 13 milhões de dólares americanos efectuado pela Quantum Global consta do esquema de fuga aos impostos do mediático caso dos Paradise Papers, que revelou igualmente o envolvimento do Fundo Soberano angolano.

 

O Fundo Soberano de Angola é  uma das entidades indirectamente envolvidas no intricado esquema de fuga aos impostos, denominado Paradise Papers.

Jean Claude de Morais – Líder da Quantum

A instituição angolana permitiu à Quantum Global Africa Management Ltd um investimento de “alto risco” avaliado em 13 milhões de dólares americanos.

Segundo noticiou o Novo Jornal através de um documento a que teve acesso, emitido pela Appleby, um escritório de advocacia especializado em nanças onshore.

Esta é a mais recente fuga de informação à escala mundial, a que o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (CIJI) baptizou com o nome de Paradise Papers.

Do Paradise papers sairam mais de 13 milhões de ficheiros que chegaram às mãos de jornalistas do Süddeutsche Zeitung.

Estes ficheiros foram partilhados com os outros media do CIJI, do qual faz parte o semanário português Expresso.

Foi graças a estes ficheiros que um outro jornal, o suíço Le Matin Dimanche, parceiro do consórcio de jornalistas, que as informações sobre os investimentos angolanos geridos pela Quantum Global vieram a público.

NJ