Executivo contrata financiamento externo para concluir rede do sistema de transporte de energia eléctrica de Laúca para as regiões centro e sul do País.
O Governo aprovou o acordo de financiamento entre Angola e o Standard Chartered Bank (SCB), no valor global de 220,6 milhões EUR, o equivalente a 246,5 milhões USD, para a conclusão do projecto do sistema de transporte de energia associado ao Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca (AHL).
O acordo, segundo o despacho Presidencial nº 309/17, de 28 de Dezembro, enquadra-se na estratégia do Governo, no que concerne à diversificação das fontes de financiamento para a cobertura de projectos de investimento público e de desenvolvimento económico e social do País.
Num outro despacho, o Presidente da República autorizou o ministro das Finanças a celebrar um contrato de empréstimo, no valor de 150 milhões USD, com a Gemcorp Capital, um fundo de investimento com sede em Londres.
O empréstimo, deste acordo, faz parte de um contrato de crédito negociado entre o Governo e a Gemcorp, empresa que cuja actividade em foco nos mercados emergentes. O crédito visa a cobertura do défice de financiamento para a conclusão do AHL.
A disponibilidade do valor resulta da conclusão das negociações do acordo entre o Governo angolano e a Gemcorp, que prevê um valor de 500 milhões USD distribuídos também para a aquisição de medicamentos e alimentos por parte de Angola.