Lewis Hamilton alcançou a vitória número 97 da carreira. O britânico não deu hipótese à concorrência directa – Max Verstappen e Valtteri Bottas – e depois de estar em terceiro, ultrapassou os dois e assim que chegou à liderança não mais a largou.
O finlandês da Mercedes, que partiu da pole e ainda liderou as primeiras 20 voltas da prova, acabou por ficar no último lugar do pódio, depois de perder o 1.º lugar para Hamilton e mais tarde permitiu também a ultrapassagem do holandês da Red Bull.
Sérgio Pérez fez uma corrida muito sólida e terminou na quarta posição, à frente de Lando Norris, que segurou o quinto lugar apesar de ser durante muito tempo seguido de perto por Charles Leclerc, o melhor piloto Ferrari em Portimão.
Ocon e Alonso foram 7.º e 8.º respetivamente e confirmaram as boas indicações nos treinos livres e qualificação.
Daniel Ricciardo, que partiu para este Grande Prémio no Autódromo Internacional do Algarve na 16.ª posição, conseguiu acabar no 9.º lugar à frente de Pierre Gasly, o último piloto a entrar nos pontos.
Carlos Sainz, que chegou a estar na quinta posição, terminou no 11.º lugar sem conquistar qualquer ponto em solo português.
Classificação Mundial após GP de Portugal
-
Lewis Hamilton – 69 pontos
-
Max Verstappen – 61
-
Lando Norris – 37
-
Valtteri Bottas – 32
-
Charles Leclerc – 28
-
Sergio Pérez – 22
-
Daniel Ricciardo – 16
-
Carlos Sainz – 14
-
Esteban Ocon – 8
-
Pierre Gasly – 7