Hélder Pitra Gróz assume o cargo pela segunda vez. O primeiro mandato iniciou em 2017 até 2022.
O Presidente da República, João Lourenço, reconduziu no cargo de Procurador-geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, para um mandato de cinco anos e Inocência Maria Gonçalo Pinto, vice-Procuradora-geral da República.
O mandato do PGR hoje nomeado terminou em Dezembro do ano transacto, tendo circulado rumores na imprensa recentemente de que renunciaria ao cargo por alegados motivos de saúde.
A recondução acontece horas depois do plenário do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público ter eleito, ontem, segunda-feira, em Luanda,Inocência Maria Gonçalo Pinto, Hélder Fernando Pitta Gróz e Luís de Assunção Pedro da Mouta Liz candidatos aos cargos de Procurador-geral da República e vice-Procurador-geral da República.
De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Arcanjo Custódio, a candidata Inocência Maria Gonçalo Pinto teve 11 votos, Hélder Fernando PittaGróz e Luís de Assunção Pedro da Mouta Liz, ambos com 10.
Concorreram ainda ao cargo de PGR Adão Adriano António, Beato Manuel Paulo, Domingos Manuel Dias,Eduarda Passos de Carvalho Rodrigues Neto, Gilberto Mizalaque Balanga Vunge,Hélder Fernando Pitta Gróz, Inocência Maria Gonçalo Pinto, Lucas Ramos dosSantos, Luís de Assunção Pedro da Mouta Liz e Pedro Mendes de Carvalho, este últimoque desistiu por vontade própria.
A eleição do novo Procurador-geral da República e do vice-Procurador-geral da República decorre do facto destes terem cessado o mandato de cinco anos, iniciado em 2017 até 2022.
JA