O porta-voz da PGR, Álvaro João, que confirmou a informação ao Jornal de Angola, não avançou as causas do interrogatório ao também antigo ministro das Obras Públicas, governador das províncias de Luanda, Cuanza-Sul e Cuando Cubango e 2º vice-presidente da Assembleia Nacional.
Álvaro João disse apenas que Higino Carneiro vai à DNIAP na qualidade de cidadão apenas para “responder a determinados factos.”
O procurador pediu que se aguardasse pelo fim da audição para que se divulgassem os pormenores do interrogatório ao deputado.
A presença de Higino Carneiro na DNIAP acontece poucos dias depois da detenção, em prisão preventiva, do antigo director do Instituto de Estradas de Angola (INEA) Joaquim Sebastião, por suspeitas de peculato.
O antigo gestor do INEA, órgão tutelado pelo Ministério da Construção e Obras Públicas, está detido desde o dia 31 de Janeiro e permanecerá em prisão preventiva enquanto decorrer a instrução do processo.
A Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal é o órgão da PGR com competência para investigar e instruir processos criminais, em especial aqueles em que sejam arguidos entidades nomeadas pelo Presidente da República, entre outras personalidades.
JA