A Universidade Mandume ya Ndemofayo dispõe de 2.185 vagas nos diferentes cursos ministrados nas unidades orgânicas espalhadas pelas províncias da Huíla e Cunene, avançou, segunda-feira, na cidade do Lubango, o vice-reitor para os Assuntos Académicos.
Francisco Cambanda explicou que a Universidade tem 725 vagas para o período regular e 1.460 no pós-laboral. Para ocupá-las, os candidatos devem inscrever-se a partir de hoje, via online, através do portal www.umn.ed.ao.
O vice-reitor anunciou que os exames de acesso ao ano académico 2023/2024 terminam no próximo dia 12. Para a inscrição, os candidatos pagam cinco mil kwanzas. O curso de Economia, com 300 vagas, é o que tem o maior número de lugares disponíveis, seguido por Engenharia em Agronomia, com 270, Direito (200) e Engenharia Informática 190.
O vice-reitor referiu que os cursos de engenharias Mecânica, de Minas, Construção Civil, de Zootecnia e de Design dispõem de cada 150 vagas, ao passo que o Informática e Gestão tem 120, Ensino de Biologia (80) e Medicina (70).
A Universidade Mandume ya Ndemofayo tem, ainda, os cursos de Análises Clínicas, Enfermagem, Engenharia Hidráulica, Geologia e Ciências da Computação, que dispõem de cada 40 vagas, respectivamente.
“Os candidatos podem concorrer a mais de uma opção, desde que seja da mesma área e exista compatibilidade de perfil de entrada ao curso e conteúdo a avaliar”, disse, para avançar que estes realizam um exame unificado de acesso, tendo em conta que a avaliação é feita media-nte as áreas em que estão agrupados os cursos.
A publicação das listas definitivas dos candidatos admitidos e local para a realização do exame vai ser no dia 16 de Agosto, sendo que os testes dão-se entre 23 e 25 deste mesmo mês, para os resultados provisórios saírem de 4 a 8 de Setembro.
ANGOP