A (IGAE) recuperou à favor do Estado angolano um total de 14 edifícios, 6 vivendas, lojas, escritórios, terrenos e mais de 500 viaturas em posse abusiva de antigos titulares de cargos públicos.
Esta cifra é resultado da acção inspectiva deste órgão auxiliar do Titular do Poder Executivo iniciada em 2017 até à data.
O Inspector Geral da IGAE disse que essas acções resultaram no aumento exponencial das acções inspectivas ou auditivas aos órgãos públicos.
O responsável da IGAE explicou que aumentou também o número de averiguações e detenções, a cultura da denuncia, bem como a subida significativa de posição de Angola no ranking da transparência internacional.
Sebastião Gunza fez estes esclarecimentos durante a 7ª edição do Café CIPRA sobre o “Combate à corrupção e a recuperação de activos”,
O combate à corrupção e a recuperação de activos constituem uma das principais promessas do Executivo liderado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, que iniciou um amplo debate sobre o tema, até então um tabú e mobilizou a sociedade em geral.
LAC/CD