Trinta e oito mil 832 micros e pequenas empresas foram devidamente certificadas em todo país, de 2012 à presente data, pelo Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
A informação foi prestada hoje, sexta-feira, na cidade do Cuito, província do Bié, pelo administrador executivo do INAPEM, Bráulio Augusto, quando apresentava a nova plataforma digital de certificação das Micro, Pequenas e Médias empresas aos operadores locais.
Na ocasião, Bráulio Augusto disse que o número poderá aumentar, em breve, para 50 mil empresas, como resultado do trabalho redobrado do INAPEM, na sensibilização dos operadores económicos, entre outros incentivos.
Referiu que a nova plataforma digital visa reduzir a burocracia que, ainda, os utentes se debatiam, pois o documento era emitido somente na capital do país, Luanda.
“A medida vai, certamente, garantir mais facilidade na validação e certificação das micro e pequenas empresas já que os benefícios gerados poderão se reflectir na localidade aonde funcionam as mesmas “. explicou.
Por sua vez, a governadora em exercício do Bié, Alcida de Jesus Sandumbo, que presidiu ao acto, disse que até ao momento, a província dispõe de 905 micro e pequenas empresas certificadas, acrescentando que as mesmas recebem apoios do Governo local, através do PRODESI e do FADA.
O INAPEM é um órgão da administração indirecta do Estado Angolano, tutelado pelo Ministério da Economia, ao qual compete genericamente a implantação das políticas e estratégias no domínio da capacitação e financiamento das micro, pequenas e médias empresas.
Tem o papel fundamental da implementação de políticas de apoio ao empresariado nacional, actuando nas áreas de formação e capacitação de micro, pequenas e médias empresas, fomento ao empreendedorismo e acompanhamento do desenvolvimento do empresariado nacional.
ANGOP