O Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP) e a Sonils assinaram quinta-feira, em Luanda, um acordo de parceria para a realização de estágios profissionais remuneráveis e proporcionar a consolidação do conhecimento teórico através do aperfeiçoamento técnico.
Numa primeira fase 30 jovens das 18 províncias do país irão participar dos estágios na Sonlis, no âmbito do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).
A iniciativa visa melhorar a inserção dos recém-formados na vida activa e facilitar o recrutamento e a integração de quadros nas empresas, através do apoio técnico prestado aos profissionais.
O acordo tem como objectivo acelerar a temática da empregabilidade e facilitar a inserção dos recém-formados dos diferentes níveis de ensino, para o mercado de emprego.
Na ocasião, o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Felipe, explicou que foram também disponibilizados estágios profissionais a 26 jovens na área das artes.
Por sua vez, o administrador executivo da Sonangol, disse que o referido acordo visa abrir oportunidades para os jovens angolanos formados ou recém formados para serem inseridos no mercado de trabalho.
O programa de estágios prevê numa primeira fase, beneficiar 600 jovens nas províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge.
JA