A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) trabalha, neste momento, na ANPG para realização de acções inspectivas em determinados processos e operações realizadas pelo Conselho de Administração dirigido pelo Eng. Paulino Jerónimo, este último dado como “carta fora do baralho” de João Lourenço para comando da entidade reguladora do sector petrolífero.
A fonte avança que o titular do poder executivo aguarda pelo relatório a ser produzido pela Inspeção Geral da Administração do Estado (IGAE).
“Neste momento decorrem os trabalhos da IGAE”, disse a fonte desse jornal.
Entretanto, por razões prudenciais, “Paulino Jerónimo congelou a realização de algumas despesas”, informou a nossa fonte.
Estão também previstas mexidas na petrolífera nacional, Sonangol, onde o nome de José Patrício é apontado para assumir a liderança da empresa.
Tais alterações surgem na sequência do anúncio feito pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, na abertura da Conferência Internacional sobre Oil & Gás, que decorreu em Luanda, no início do mês, sinalizando que a governação de João Lourenço está atenta ao sector.
Actualmente, o sector dos petróleo representa 95% dos produtos exportados e 30% do Produto Interno Bruto (PIB) angolano.
NJ