O impeachment é um procedimento que pode conduzir à destituição de um Presidente, mas, até lá, o processo tem muitas fases e ainda tem de passar pelo Senado
O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados EUA, o republicano Kevin McCarthy, anunciou ontem ter solicitado a abertura de um processo formal de impeachment ao Presidente norte-americano, Joe Biden.
A informação foi avançada pelo The Guardian, que cita McCarthy num discurso de que as evidências obtidas por uma investigação que tem sido conduzida por aquela câmara, onde o Partido Republicano tem a maioria, levantam suspeitas de uma “cultura de corrupção” na família Biden.
“Testemunhas oculares disseram que o Presidente esteve presente em vários telefonemas e teve múltiplas interações e jantares que resultaram em milhões de dólares para o seu filho (Hunter Biden) e os seus parceiros de negócios”, alegou, acusando Biden de ter mentido aos americanos.
Entretanto, a Casa Branca criticou o pedido de inquérito para a destituição do Presidente Joe Biden, sobre os polémicos negócios do seu filho Hunter, classificando-o de “extremamente político”.
“Os Republicanos da Câmara de Representantes investigaram o Presidente durante nove meses e não encontraram uma única prova de irregularidades”, argumentou o porta-voz da Casa Branca Ian Sams, na rede social X (anteriormente Twitter).
Hunter Biden, o filho quinquagenário do Presidente democrata, tornou-se o alvo preferido da direita norte-americana, que o acusa nomeadamente de ter feito negócios duvidosos na Ucrânia e na China quando Joe Biden era vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), aproveitando as redes de conhecimentos e o nome do pai.
O impeachment é um procedimento que pode conduzir à destituição de um Presidente, mas, até lá, o processo tem muitas fases e ainda tem de passar pelo Senado, que é a câmara alta do Congresso e que é controlada pelo Partido Democrata.
E & M