0,00 $

Nenhum produto no carrinho.

Irão expulso da ONU

Data:

Em meio a vários protestos, o Irão foi expulso nesta quarta-feira, 14 de Dezembro, da Comissão sobre o Estatuto da Mulher das Nações Unidas (ONU), um fórum em que participam 45 países e ao qual o país aderiu há apenas nove meses.

O Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC), decidiu retirar o Irão da Comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher com “efeito imediato”, por 29 votos a favor, 16 abstenções e oito contra. A proposta foi muito criticada pelo Irão, que falou de uma iniciativa ilegal e sem precedentes e por países como a Rússia, China, Nicarágua e Bielorrússia, que a classificaram como uma decisão política.

A retirada do Irão do organismo até 2026 foi aprovada na sequência da adoção de uma resolução apresentada pelos Estados Unidos – que não tem relações diplomáticas com o Irão desde 1980 e que foi apoiada por uma petição internacional de dezenas de milhares de signatários.

As mulheres iranianas estão no centro da maior revolta social dos últimos anos no Irão. Os protestos depois da morte de Mahsa Amini espalharam-se por todo o país, apesar de terem sido brutalmente reprimidos. Segundo várias Organizações não Governamentais, mais de 400 pessoas foram mortas, mais de duas mil foram presas e 11 foram condenadas à morte, assim como o jogador Amir Nasr-Azadan, que também aderiu ao protesto em defesa das mulheres.

LUSA

Editor
Editor
O Site Correio Digital tem como fim a produção e recolha de conteúdos sobre Angola em grande medida e em parte sobre o mundo para veiculação. O projecto foi fundado em 2006.

Partilhar o conteúdo:

Inscreva-se AGORA

spot_imgspot_img

Vale a pena ler de novo!

Conteúdos de
ACTUALIDADE

LinkedIn como canal de vendas: 7 tipos de publicações que convertem seguidores em clientes pagantes

As publicações no LinkedIn podem ser mais do que...

Kagame exonera primeiro-ministro e reestrutura todo governo

O Presidente ruandês, Paul Kagame, exonerou esta quarta-feira o...

A especulação sobre a aquisição da BP estremece mercado global

A gigante petrolífera BP (British Petroleum) está novamente no...