O Presidente da República esteve na manhã de hoje, 18.01, no Plenário da Assembleia Nacional para apresentar aos deputados a sua visão sobre o Orçamento Geral do Estado 2018.
João Lourenço quebrou o modelo de então em que APENAS um órgão em representação do Titular do Poder Executivo é sempre incumbido de o fazer.
Foi a primeira vez que um Chefe de Estado participou, na Casa das Leis, no processo de discussão desse instrumento financeiro.
Desde que o Parlamento passou a escrutinar o OGE, José Eduardo dos Santos, o então longevo presidente de Angola, nunca fora à Assembleia Nacional apresentar a sua visão sobre o documento em causa.
JLO não só fez diferente como também fez história no panorama político nacional.
“Entendi, neste primeiro ano do meu mandato, excepcionalmente, fazê-lo pessoalmente como sinal de aproximação de dois poderes, embora distintos com papeis diferentes, estão obrigados a trabalhar para um fim comum, o de melhor servir Angola e os angolanos,” disse.
João Lourenço esteve pela primeira vez no Parlamento, como Presidente da República, em Outubro de 2017, para proferir o discurso sobre o Estado da Nação, no cumprimento de um imperativo legal.
Acompanharam o Chefe de Estado, nessa sessão, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e auxiliares do Titular do Poder Executivo.