O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou esta terça-feira, na cidade do Cuíto, província do Bié, a Universidade Internacional do Cuanza (UNIC), que entra em funcionamento neste ano académico (2021/2022).
Na ocasião, o Chefe de Estado procedeu a entrega das chaves de cinco autocarros, com vinte e cinco lugares cada, para o transporte dos alunos externos.
Edificada em 2020 numa área de 17 hectares, a instituição augura tornar-se na primeira, na região, a ministrar cursos de pós-graduação.
O campus contempla seis edifícios, com 25 salas de aula, áreas para a prática desportiva, auditório, laboratórios, restaurante e um internato para os estudantes.
Os seis edifícios têm nomes de afluentes do rio Kwanza, designadamente Cuquema, Luei, Cunje, Cunhinga, Mumbue e Cutato.
Numa primeira fase, vai albergar cinco mil estudantes nos cursos de engenharias, ciências da comunicação, humanas, da saúde e da educação. Até ao momento estão inscritos dois mil e 200 discentes.
No futuro, o campus deverá ter um total de 14 edifícios e uma capacidade de absorção de 12 mil estudantes, em cada ano académico.
A UNIC, quinta instituição de ensino superior no Bié, é fruto de uma parceria entre a Fundação Universitária Ibero americana e a Universidade Europeia do Atlântico, que juntos constituem a Fundação Universitária Euroafricana.
A Universidade Internacional do Cuanza está vocacionada para a formação de quadros a nível de graduação em licenciatura e pós-graduação, em diversas áreas do saber.
A instituição conta com a cooperação da Universidade Europeia do Atlântico, uma instituição de ensino superior que mantém um nível de qualidade e exigência dos padrões europeus.
Os estudantes matriculados vão obter a dupla titulação, angolana e espanhola, se finalizarem os seus estudos nesta universidade.