O Presidente da República, João Lourenço, regressou às 17h35 de domingo a Luanda, depois de ter efectuado uma visita de Estado de três dias a Portugal, considerada um passo decisivo na realização da pareceria estratégica e privilegiada entre os dois povos.
Em Luanda, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas-vindas do Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, e de alguns membros do governo.
Ainda em Portugal, acompanhado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, e por uma delegação governamental e de empresários, João Lourenço deslocou-se às cidades de Lisboa e do Porto, onde foi recebido ao mais alto nível, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e pelo Primeiro-ministro, António Costa.
O estadista angolano realizou conferências de imprensa, participou de um Fórum empresarial e reuniu-se com estudantes angolanos e representantes da comunidade angolana residente em Portugal, além de ter concedido audiências a líderes políticos e empresários portugueses.
No comunicado final, as delegações governamentais de Angola e Portugal consideraram que a visita do Presidente João Lourenço a Portugal revestiu-se de elevado significado político, patenteado nos encontros entre os chefes de Estado dos dois países.