“Angola: Desenvolvimento e Integração Regional” é o tema da palestra que o Presidente da República, João Lourenço (JLo), vai ministrar hoje em Pretória, África do Sul.
JLo vai palestrar aos integrantes da delegação sul africana logo após a abertura do Fórum de Negócios – Angola e África do Sul. O fórum conta com a presença das delegações angolana e sul africana encabeçadas pelos respectivos Presidentes da República.
Foco na economia
A visita, que começou ontem, tem como objectivo definir acções de cooperação a serem implementadas pelos dois países. O intuito é colocar as relações económicas ao mesmo nível de excelência existente no domínio político.
No discurso de abertura das conversações oficiais, o PR angolano frisou que quer transformar a “economia paralela e informal” em economia em que as empresas sejam “devidamente auditadas e cotadas em bolsa”. JLo referiu que nessa transformação Angola deve aprender com a África do Sul que fez com sucesso esse processo.
Cooperação
Ainda no seu discurso de abertura, o Presidente da República disse que agora é momento de “conjugar esforços para desenvolver e consolidar as respectivas economias e lutar por uma integração económica cada vez mais efectiva, favorecendo a livre circulação de pessoas e bens e o incremento das relações comerciais”.
JLo disse que “ por enquanto, o processo de integração deve-se fazer de forma gradual e ao nível bilateral”. O PR entende que a integração pode proporcionar “desde acordos de comércio preferencial até à criação de áreas de comércio livre”.
Para JLo “os dois países devem assumir-se, no quadro da SADC, como motores da nova dinâmica que se pretende imprimir à cooperação na África Austral”.
O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, agradeceu a visita de Estado do seu homólogo angolano. Zuma também encorajou JLo pela forma como tem conduzido o país e reafirmou a vontade de reforçar a cooperação bilateral, sobretudo comercial.
JA/NJ