A mais alta condecoração do Governo de Cuba foi atribuída ao Presidente da República de Angola, trata-se da Ordem José Martí, o nacionalista cubano e herói nacional. Coube a Raúl Castro a entrega da condecoração.
“Cuba tem a honra de conceder a mais alta condecoração da nossa pátria ao Presidente da República de Angola”, afirmou, no sei discurso, Homero Acosta Álvarez, o secretário do Conselho de Estado, no momento da entrega da Ordem José Martí ao Presidente João Lourenço.
“Actualmente, como Presidente da República de Angola e do MPLA continua com uma dedicação exemplar e em estreita unidade com o seu povo e o seu partido, o trabalho iniciado pelo fundador da nação, Agostinho Neto”, disse, ainda, Acosta Álvarez, que caracterizou como “indestrutível e excelente” a relação entre Angola e Cuba. Falou de laços de amizade, efeição e respeito mútuo “forjados desde o início da nação cubana e no calor dos combates pela independência de Angola”.
Os outros presidente distinguidos com a Ordem José Martí são: Salvador Allende (Chile); Leonid Brejnev (URSS); Saddam Hussein (Iraque); Robert Mugabe (Zimbabwe); Nelson Mandela (África do Sul), Hugo Chávez (Venezuela); Fanny Edelman (Argentina); Evo Morales (Bolívia) e Nicolás Maduro (Venezuela).
O Presidente João Lourenço, por sua vez, entregou ao primeiro secretário do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, o general Raúl Castro, a Ordem Agostinho Neto, bem como a outras individualidades cubanas, e a título post-mortem, ao general de brigada Raúl Díaz Arguelles.
Vanguarda